Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As medidas para restringir o contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) atingiram fortemente o setor cultural, especialmente atividades como o circo, teatro, stand up comedy e dança, que tiveram espetáculos, atividades de ensino, turnês e até festivais cancelados, em razão das aglomerações que provocam as produções. Apesar de entender e concordar com a necessidade da restrição em tempos de pandemia, os atores, bailarinos, artistas de circo e outras profissões e atividades, diretas e indiretas, necessitam de apoio de toda a sociedade, pois muitos já passam por uma série de dificuldades financeiras.

Diante disso, a Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) oficiou órgãos de poderes executivos estaduais e municipais com a solicitação de ações efetivas de apoio aos artistas regionais. De acordo com o presidente da Federação, o ator e diretor Kaká Nogueira, o objetivo é garantir providências efetivas e urgentes quanto ao enfrentamento da situação do efeito econômico-cultural da pandemia do Covid-19 em relação à cultura no Tocantins. “O isolamento social imposto, necessário para o controle da pandemia, causa neste momento cancelamentos de muitas atividades que geravam renda, colocando vários destes profissionais que vivem exclusivamente de sua arte em situação de extrema vulnerabilidade”, aponta.

A Federação solicita adequações de políticas públicas para a cultura, assim como tem sido executado em outros estados e municípios brasileiros, que estão abrindo editais e outras ações de fomento e apoio aos artistas locais. “Esperamos com urgência estas mesmas iniciativas dos principais órgãos de apoios e promoção da cultura dos Governos Municipais e Estadual do Tocantins”, anseia o presidente da Fetac. O presidente da Federação destaca ainda que esses profissionais geralmente não ganham salário fixo, nem têm carteira assinada. “Em condições normais, são profissionais que já estão sujeitos a uma vida de imprevisibilidades. Ficar sem trabalhar por longos períodos pode ser financeiramente devastador”, complementa.

O Ofício foi encaminhado na quarta-feira, 25, e é direcionado à Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura de Economia Criativa (Adetuc), Fundação Cultural de Palmas (FCP), Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Araguaína (Seduc), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Gurupi (Secult) e outros órgãos de gestão cultural de municípios do Tocantins.

Fetac

A Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac) é composta, atualmente, por mais de 200 profissionais das áreas de teatro, dança, stand up comedy e circo no Tocantins (grupos, companhias, coletivos, artistas individuais, técnicos e criadores profissionais da cena), representantes de cerca de 20 grupos de Palmas, Araguaína, Gurupi e Porto Nacional. A formação se deu por uma necessidade da criação de uma instituição que represente as artes cênicas no Tocantins, do fortalecimento da cadeia produtiva local e busca por representatividade estadual do segmento.

A Diretoria Executiva da Fetac é composta pelo ator Kaká Nogueira (presidente), a bailarina Renata Souza (vice-presidente), a atriz Bell Gama (secretária), o ator George Henrique Silva (diretor regional Norte), o ator Fernando França (diretor regional Sul), o ator Lucas Justino (diretor regional Centro), o ator e produtor Nival Correia (diretor de projetos) e a jornalista e atriz Cinthia Abreu (diretora de comunicação). O Conselho Fiscal da Fetac é composto pelo ator Guilherme Vieira  (Norte), pela artista circense Marcela Pultrini (Central) e o artista circense Vinícius Martins (Sul).