A Universidade Federal do Tocantins (UFT) decidiu suspender o calendário acadêmico do primeiros semestre letivo de 2020. A decisão ocorreu nesta segunda-feira, 30, em decorrência da pandemia do novo coronavírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19.
A reunião do Conselho Universidade (Consuni) ocorreu por meio telepresencial, sendo o único voto contrário o do câmpus de Araguaína. A suspensão é válida para todos os câmpus por tempo indeterminado. Também participaram da reunião, representantes de professores, alunos e técnicos-administrativos.
As aulas presenciais na universidade já haviam sido suspensas desde o dia 16 de março, e desde então vinham ocorrendo somente em plataformas online.
A principal justificativa para a suspensão definitiva do semestre letivo foi a dificuldade que alguns estudantes encontram para acompanhar aulas em ambiente virtual, devido à falta de acesso à internet.
Segundo o reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato, um documento será elaborado para orientar atividades que deverão ser realizadas durante a suspensão das aulas. O gestor informou que as aulas serão retomadas assim que o cenário atual permitir.