Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Considerando os grandes danos que seriam causados no caso de um surto de Coronavírus dentro das unidades Prisionais, o Governo do Estado do Tocantins não tem medido esforços quanto a limpeza, assepsia e informação no Sistema Penitenciário e Prisional (Sispen/TO). Desde o anúncio da pandemia estão acontecendo ações de limpeza com produto especial na Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas, além dos mutirões que continuam sendo realizados em todas as 37 unidades prisionais do Estado.

Os trabalhos são executados pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Núcleo de Operações, Prevenção e Controle a Covid-19. De acordo com o diretor da CPP de Palmas, Thiago Sabino, são aplicadas técnicas de última geração para a correta limpeza da unidade. “Estamos utilizando um produto que é tipicamente utilizado em ambientes hospitalares. A aplicação está sendo feita em toda a área comum e a na carceragem, por meio de uma bomba de aspersão. Faremos isso duas vezes durante a semana, para que possamos garantir que este e demais vírus não se proliferem no interior da Casa de Prisão”, evidenciou.

A terça-feira, 7, foi escolhida como o início da primeira fase de limpeza mais efetiva contra o Coronavírus na Unidade. Serão 4 dias de mobilização onde também serão trocados cerca de 700 colchões e 1.500 jogos de uniformes dos detentos. O diretor da CPP da capital destacou também que se faz necessário uma contrapartida do preso, pois eles são essenciais para processo. “Segundo a Lei de Execução Penal (LEP) é dever do preso manter o ambiente que ocupa limpo. Assim, após as aplicações do produto, eles fazem uma limpeza e constantemente participam de palestras e ações da equipe de saúde sobre higiene”, disse.

P.P.S., 40, preso da CPP de Palmas, explicou que foram passadas informações sobre a doença e que julga importante estas ações. “Aqui dentro o contato é algo quase inevitável, então se não tiver isso, muitos poderiam morrer dessa doença. É muito importante, assim como a higiene e a limpeza, também as informações que são nos passadas pela equipe de saúde”, reforçou.

Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota

Nesta quarta-feira, 08, as ações de limpeza acontecem na Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG). De acordo com o diretor da Unidade, Paulo Freitas, foi feita uma adoção de medidas prévias. “Para evitar a contaminação, nós lavamos todas as áreas da UTPBG e nesta quarta-feira, iremos utilizar o produto que foi disponibilizado pela Seciju, a fim de garantir maior segurança nesta operação de saúde contra o vírus”, finalizou.