Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

A Comissão Organizadora da Olimpíada de Nacional de História do Brasil (ONHB) realizará, no período de 27 de abril a 22 de maio, uma versão especial chamada Pré-ONHB 2020. Por causa da pandemia da Covid-19 causada pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, ocorreram mudanças no cronograma da olimpíada, como o adiamento de sua realização. Essa versão compacta é gratuita e tem o objetivo de interagir com milhares de estudantes e familiares.

A Pré-ONHB 2020 surgiu como forma de promover conhecimento e entretenimento nesse momento de isolamento social. Essa versão compacta terá quatro fases online em que os participantes devem responder às questões de múltipla escolha e realizar tarefas e os desafios propostos. Essa fase não haverá processo eliminatório e, no final, cada participante receberá um relatório de desempenho.

O grande diferencial dessa versão da olimpíada é oportunizar que qualquer pessoa possa participar, sem critério de idade, profissão ou escolaridade. A inscrição poderá ser feita de forma individual ou por domicílio, até o dia 20 de abril, no portal www.olimpiadadehistoria.com.br.

As provas trazem questões sobre a história do Brasil, como também integra temas transversais como geografia, literatura, arqueologia, urbanismo e atualidades, e serão elaboradas por docentes e alunos de pós-graduação e graduação ligados ao Departamento de História da Unicamp.

A olimpíada é uma realização da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A realização da 12ª Olimpíada foi transferida para o segundo semestre, mas as inscrições continuam abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de maio.