Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO), ao verificar o pagamento de bônus por desempenho de 40% dos salários para a alta cúpula do governador Mauro Carlesse (DEM), criticou a situação. Segundo o parlamentar, o pagamento de bônus por metas, neste momento, aos membros do primeiro escalão e principais auxiliares do governo do Tocantins é "um erro grave da gestão estadual". 

Para o parlamentar, em pleno combate a pandemia do novo coronavírus causador da Covid-19 e com o registro de queda de arrecadação de 20% anunciada pelo próprio governo, não é plausível acionar um mecanismo legal para remunerar as pessoas que são as mais bem pagas com cargos de confiança da administração estadual. “O governo precisa dar exemplo e não é isso que ocorre no momento”, destacou o parlamentar.

Para o deputado, é por conta de atitudes como essa que o governo não consegue melhorar sua classificação de crédito, o que dificulta a obtenção de financiamentos. “Com certeza, não é o momento para esses pagamentos de bônus. Está muito errado”, reforçou o deputado.

Ajuda

O congressista lembrou que tanto ele, quanto os demais deputados, estão ajudando os governos estaduais, como o do Tocantins, com trabalho intenso na Câmara.

Nas últimas semanas, Tiago Dimas ajudou a aprovar dois projetos essências para o Tocantins e os municípios. Um dele recompõe as perdas de Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM) aos mesmos patamares de 2019. No outro, o governo federal compensa os prejuízos registrados por Estados e municípios com as quedas nas arrecadações de ICMS e ISS. “Nós não nos furtamos em ajudar. O governo do Tocantins, porém, tem que fazer bom uso do dinheiro”, frisou Tiago Dimas.