Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Amanda Mitaly Visita ao sítio arqueológico Caititu, em Lajeado Visita ao sítio arqueológico Caititu, em Lajeado

O sítio arqueológico Caititu, em Lajeado/TO, localizado na serra ao lado da cidade no vão do canário, ganhou uma passarela de visitação que foi implantada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado. O prefeito Júnior Bandeira juntamente com a secretária de Meio Ambiente e Turismo, Alinne Rodrigues, e com uma equipe do Iphan realizaram uma visita na manhã desta quarta-feira, 29/04, para verificação da etapa final da obra.

O arqueólogo e chefe substituto da divisão técnica do Iphan, Romulo Macedo, conta algumas informações sobre as figuras. “As pinturas se estendem em um paredão de 50 metros, com altura máxima de 6 metros. O paredão tem mais de 1500 grafismos, mas não temos informações quanto a idade do sítio. O próximo passo é a implantação de placas informativas para orientar os visitantes”, informa.

A superintendente substituta do Iphan no Tocantins, Cejane Pacine, conta sobre os trabalhos que vêm sendo realizados no sítio arqueológico. “O município de Lajeado contém uma série de sítios, principalmente de arte rupestre que envolve tanto as pinturas como gravuras. Pensando nisso, considerando que já ocorriam visitas no local, o Iphan decidiu desenvolver a passarela para conduzir as pessoas de forma a conservar e possibilitar um acesso seguro”, disse.

O prefeito do município, Júnior Bandeira, explica qual será o próximo passo dos serviços. “Vamos fazer a implantação das escadas para que os turistas tenham melhor acesso e fixar placas para orientar visitantes. Também queremos construir um estacionamento para garantir que não haja problemas nas estradas. Em razão da pandemia e também porque a obra ainda está em desenvolvimento, não é autorizado fazer visitação”, conta.

Iphan

O Iphan é um órgão vinculado ao Ministério do Turismo, que tem o papel de desenvolver ações de conservação e preservação do patrimônio cultural brasileiro. Dentre os patrimônios existentes no Brasil, um deles seriam sítios arqueológicos. E o sitio Caititu será o primeiro no Tocantins aberto para visitação.

Preservação

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Lajeado foi criada, em 1997, pelo governo do Estado de Tocantins, para a preservação dos sítios arqueológicos e históricos existentes na região, além da conservação dos recursos naturais. A APA funciona como zona de amortecimento e proteção do Parque Estadual do Lajeado, contra impactos vindos da expansão urbana de Palmas, capital do Estado.