Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: SXC/CreativeCommons

Foto: SXC/CreativeCommons

2 em cada 10 brasileiros estão obesos. É o que aponta uma pesquisa do Ministério da Saúde de 2019. O estudo levantou os casos de doentes crônicos no Brasil e revelou ainda que mais de 24% da população tem hipertensão e mais de 7% está diabética. Em tempos de coronavírus, o número preocupa especialistas e pacientes.

É o caso de Vanessa Castro, de 52 anos. Ela conta que sempre foi gordinha e convive com a obesidade há muitos anos. Sabendo que faz parte do grupo de risco para a Covid 19, Vanessa diz que redobrou os cuidados e tem adotado outros hábitos.

De acordo com a pesquisa do Ministério da saúde, o número de obesos no Brasil cresceu 72% em 13 anos. O estudo mostra ainda que se considerar o excesso de peso, metade dos brasileiros está nesta situação.

A endocrinologista Mariana Santos explica que o aumento de quadros de obesidade no Brasil e no mundo se deve ao alto consumo de alimentos industrializados.

Em relação à obesidade, o maior percentual está entre as mulheres - 21%. Alto índice também para adultos com mais de 65 anos.

Mariana Santos, que também é especialista em metabolismo, orienta que o paciente obeso procure seu médico para monitorar seu estado de saúde. A médica ainda alerta que nenhum paciente deve deixar de tomar o remédio continuo sem orientação médica.

Em relação à diabetes, são as mulheres e pessoas adultas com 65 anos ou mais as maiores vítimas.  A pesquisa mostra ainda que quase 60% dos adultos sofrem de hipertensão arterial.

Doenças como diabetes, hipertensão estão diretamente relacionadas com os casos de obesidade. É importante desde a infância incentivar o consumo de alimentos naturais, não industrializados, reduzir o consumo de açúcar, sódio e conservantes para criar um habito de vida e um paladar saudável desde a infância.

Outra dica importante é fazer 30 minutos de atividade física pelo menos 5 vezes por semana, para reduzir o risco dessas doenças crônicas.