O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) está concluindo a última etapa da primeira fase do Projeto de Assistência a Músicos e Artesãos, destinado a apoiar os profissionais da Cultura que estão, temporariamente, com suas fontes de renda prejudicadas em decorrência das ações de contingenciamento da disseminação da Covid-19 no Estado. Ao todo, estão sendo contemplados 2 mil pessoas em todo o Tocantins.
Serão entregues 1.300 cestas básicas nas regiões Sul e Sudeste que serão distribuídas nos municípios de: Aliança, Alvorada, Barrolândia, Caseara, Cristalândia, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Jaú Do Tocantins, Lagoa Da Confusão, Marianópolis, Paraíso, Peixe, Pium, Almas, Arraias, Brejinho De Nazaré, Chapada de Natividade, Combinado, Dianópolis, Monte Do Carmo, Natividade, Novo Jardim, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre Do Tocantins, Rio Da Conceição, São Valério, Taguatinga e Taipas.
O projeto beneficia os artesãos cadastrados pelo Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e os músicos registrados pela Ordem dos Músicos do Brasil no Tocantins (OMB-TO). Os profissionais não inclusos nestes cadastros foram inseridos após levantamento realizado junto às secretarias de Cultura de cada município. Na próxima fase, os foliões também serão atendidos.
Segundo o secretário Tom Lyra a ação é uma determinação do governador Mauro Carlesse para apoiar aqueles que enriquecem a cultura do Estado. “Esta iniciativa é muito valiosa e acreditamos que o momento requer ainda mais atenção aos profissionais da nossa cultura”, afirmou.