Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

O Tocantins melhorou o índice de distanciamento social neste último fim de semana (16 e 17 de maio) com relação ao fim de semana anterior (dias 9 e 10). Neste domingo, 17, o Estado ganhou duas posições no ranking, passando do 21º lugar registrado no dia 10 de maio, para 19º. O Tocantins já foi o último colocado entre os estados.

No último sábado, o índice de isolamento registrado no Estado foi de 42%, contra 38,8 % registrados no dia 9 de maio. Já neste domingo, o índice foi maior, 50,7%, bem acima dos 43,5% registrados no último dia 10.

Os dados são do Instituto In Loco que utiliza registros de movimentação de aparelhos celulares para monitorar o deslocamento de pessoas.

A melhora no índice de isolamento social acontecem após Governo do Estado e prefeituras decretarem medidas mais rígidas para conter o avanço do novo coronavírus. Na última sexta-feira, 15, o Executivo Estadual decretou lockdown em 35 cidades, a maioria na região do Bico do Papagaio, onde o avanço acelerado da doença preocupa.

Também no último sábado, a Prefeitura de Palmas impôs fechamento de praias, parques, praças, cachoeiras e outros equipamentos públicos e lazer, além da proibição da comercialização e consumo de bebidas alcoólicas para evitar festas e aglomerações particulares.

O Tocantins tem atualmente, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 1.382 casos de Covid-19 e 31 mortes.

Ainda assim, continuamos em último lugar entre os estados da região norte do País no quesito isolamento social. Dentre os 7 estados da região, o Pará é o que tem registrado melhores índices de isolamento, que chegou a 57,1% no último domingo.

Gráfico mostra melhora no índice de isolamento social entre a população tocantinense no último fim de semana