Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O índice de isolamento social no Tocantins caiu no último fim de semana, em comparação ao fim de semana anterior. Neste domingo, 31, o Estado voltou ao penúltimo lugar no ranking, com 46% da população cumprindo a recomendação, enquanto que no dia 24 de maio, também domingo, o índice foi de quase 49%.

Na última sexta-feira, 29, quando a prefeitura de Palmas anunciou a reabertura do comércio, praças e parques a partir de 8 de junho, o índice de isolamento social foi de 34,1%. Já no sábado, 30, o índice ficou em 38,5%. Nos dias 22 e 23 de maio - sexta e sábado da semana anterior - os índices foram um pouco melhores, 36,2% e 41%, respectivamente.

Os dados são do Instituto Inloco, que utiliza registros de movimentação de aparelhos celulares para monitorar o deslocamento de pessoas.

Neste fim de semana, quando o Tocantins ultrapassou a marca de mais de 4 mil casos confirmados do novo coronavírus, o estado ficou em penúltimo lugar no índice de isolamento, a frente apenas do estado de Goiás, com 44,54%.

O Tocantins também é o último colocado na região Norte do País. O melhor posicionado é o estado do Amapá, que lidera o ranking com 56,05% da população cumprindo isolamento social. A média nacional é de 49,8%.