Após denúncia do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol) de que agentes da Polícia Civil estão trabalhando sem equipamentos de proteção individual (EPI’s) que possam reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da covid-19, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que as aquisições e fornecimento para as unidades policiais do interior estão acontecendo.
Escassez
Segundo a secretaria, a falta do material de proteção nas delegacias, principalmente na região do Bico do Papagaio, se deu pela dificuldade de adquirir estes EPIs no mercado e realizar a contratação dos mesmos pelo poder público.
A pasta também informou que recebeu doações de máscaras do Tribunal de Justiça do Tocantins e das Secretarias de Estado da Saúde e da Cidadania e Justiça. Também estão sendo buscados óculos de proteção e protetores faciais para efetivar a distribuição.
Morte
No último domingo, o policial civil Helbert Peres Lima, de 54 anos, morreu vítima de covid-19. A SSP informou que, apesar da falta de EPI’s para o trabalho dos policiais, não há indícios de que a contaminação tenha ocorrido em razão do serviço. Helbert trabalhava na 2ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (2ª DEIC) em Araguatins - próximo ao estado do Maranhão, onde há muitos casos da doença.
A SSP também informou que os colegas de trabalho em contato com o policial foram afastados e solicitados testes na Secretaria Municipal de Saúde. “Nas delegacias foram adotadas medidas para evitar aglomeração de pessoas e servidores, com estratégias de revezamento, diminuição de casos de atendimento presencial, distanciamento entre pessoas, higienização e desinfecção das unidades e exigências de uso de máscaras. A SSP ressalta, por fim, que além da redução do atendimento presencial, a população tem à sua disposição a Delegacia Virtual para registro de ocorrências”, informou a pasta.
Sul do Estado
Segundo a presidente do Sinpol, Suzi Francisca da Silva, esta semana a diretoria do sindicato tem feito o mesmo trabalho de fiscalização nas delegacias da região sul do estado. Suzi afirmou que por lá a situação “está do mesmo jeito”. “Já respondemos a solicitação do juiz e informamos a situação que encontramos no norte do estado, agora vamos fazer o mesmo a respeito das delegacias da região sul”, disse ela a respeito de uma ação do Sinpol para determinar que o Estado do Tocantins forneça os EPI’s aos policiais.