Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Reprodução/Facebook Diretoria do Sinpol visitou delegacias no Bico do Papagaio e constatou falta de EPI's Diretoria do Sinpol visitou delegacias no Bico do Papagaio e constatou falta de EPI's
  • Secretaria da Segurança Pública do Tocantins

Após denúncia do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol) de que agentes da Polícia Civil estão trabalhando sem equipamentos de proteção individual (EPI’s) que possam reduzir o risco de contaminação pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), causador da covid-19, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) informou que as aquisições e fornecimento para as unidades policiais do interior estão acontecendo.

Escassez

Segundo a secretaria, a falta do material de proteção nas delegacias, principalmente na região do Bico do Papagaio, se deu pela dificuldade de adquirir estes EPIs no mercado e realizar a contratação dos mesmos pelo poder público.

A pasta também informou que recebeu doações de máscaras do Tribunal de Justiça do Tocantins e das Secretarias de Estado da Saúde e da Cidadania e Justiça. Também estão sendo buscados óculos de proteção e protetores faciais para efetivar a distribuição.

Morte

No último domingo, o policial civil Helbert Peres Lima, de 54 anos, morreu vítima de covid-19. A SSP informou que, apesar da falta de EPI’s para o trabalho dos policiais, não há indícios de que a contaminação tenha ocorrido em razão do serviço. Helbert trabalhava na 2ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (2ª DEIC) em Araguatins - próximo ao estado do Maranhão, onde há muitos casos da doença.

A SSP também informou que os colegas de trabalho em contato com o policial foram afastados e solicitados testes na Secretaria Municipal de Saúde. “Nas delegacias foram adotadas medidas para evitar aglomeração de pessoas e servidores, com estratégias de revezamento, diminuição de casos de atendimento presencial, distanciamento entre pessoas, higienização e desinfecção das unidades e exigências de uso de máscaras. A SSP ressalta, por fim, que além da redução do atendimento presencial, a população tem à sua disposição a Delegacia Virtual para registro de ocorrências”, informou a pasta.

Sul do Estado

Segundo a presidente do Sinpol, Suzi Francisca da Silva, esta semana a diretoria do sindicato tem feito o mesmo trabalho de fiscalização nas delegacias da região sul do estado. Suzi afirmou que por lá a situação “está do mesmo jeito”. “Já respondemos a solicitação do juiz e informamos a situação que encontramos no norte do estado, agora vamos fazer o mesmo a respeito das delegacias da região sul”, disse ela a respeito de uma ação do Sinpol para determinar que o Estado do Tocantins forneça os EPI’s aos policiais.