Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Equipe técnica realiza detalhado estudo geológico antes de iniciar a perfuração

Equipe técnica realiza detalhado estudo geológico antes de iniciar a perfuração Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Equipe técnica realiza detalhado estudo geológico antes de iniciar a perfuração Equipe técnica realiza detalhado estudo geológico antes de iniciar a perfuração

Em decisão liminar, a justiça determinou a retomada do contrato de concessão do abastecimento de água à autarquia estadual Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) em Pau D'Arco. Com isto, iniciou-se na última semana uma série de ações para melhorar o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) no município localizado na região do Bico do Papagaio. Entre as ações previstas está a perfuração de um novo Poço Tubular Profundo (PTP). A equipe da ATS já está no município, onde deve iniciar a perfuração na próxima semana.

O contrato havia sido rompido unilateralmente pelo executivo municipal em outubro passado. Diante de uma série de reclamações da população pela ineficácia dos serviços prestados por uma empresa privada que assumiu o serviço de abastecimento, o Ministério Público impetrou uma Ação Civil Publica (ACP).

Davi Goveia Junior, presidente da ATS destacou que a perfuração de um novo PTP irá aperfeiçoar a produção de água, e assim evitar desabastecimento em pontos da cidade onde há interrupção pontual. “Na última semana executamos manutenção com ações corretivas e preventivas. Já o sistema de captação de água também recebe melhorias com troca de bombas”, informou.  

Antes de iniciar a perfuração de um PTP, a equipe de geologia da Agência faz um estudo detalhado do solo em diferentes locais da cidade. Após isso é iniciada perfuração que leva em média uma semana. Concluída esta etapa, a gerência de Qualidade do Produto realiza coleta de amostragens para testes em laboratório. Confirmada a potabilidade, a água captada pelo novo poço é interligada à Rede de Distribuição de Água (RDA).