Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Dos 2.591 casos de covid-19 confirmados até a manhã desta segunda-feira, 25, no Tocantins, mais de 16% estão na região do Bico do Papagaio, extremo norte do estado. Juntos, os 25 municípios que compõem a região contabilizam 429 casos da doença.

Das 52 mortes causadas pelo novo coronavírus no estado, 19 foram registradas no Bico, o que corresponde a mais de 36%. Os dados foram retirados da página coronavirus.to.gov.br, alimentada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A população da microrregião é estimada em mais de 196 mil habitantes, segundo o IBGE. Número que varia por causa da grande circulação de pessoas devido à proximidade com os estados do Pará e Maranhão. O que pode agravar a curva de transmissão do coronavírus na região.

De acordo com os dados disponibilizados pela SES, dos 25 municípios do Bico do Papagaio, Darcinópolis, com pouco mais de 5 mil habitantes, é o que tem o maior número de casos confirmados de covid-19, são 85. Apesar disso, a cidade ainda não registrou nenhum óbito.

Com menos de 5 mil habitantes, Darcinópolis tem 85 casos de coronavírus

Já Araguatins, o maior município da microrregião, com mais de 40 mil habitantes, tem confirmados, segundo o órgão estadual de saúde, 41 casos da doença. Os dados diferem dos números registrados pela Secretaria Municipal de Saúde daquele município, que contabiliza 53 casos confirmados. Já o número de óbitos é o mesmo nas duas contagens, 8 mortes.

Tocantinópolis, o segundo maior município em número de habitantes, contabiliza 41 caos e 2 mortes. Já Augustinópolis, o terceiro maior município, registra 23 confirmações e 2 mortes.  Outro caso que chama atenção é o do município de Sítio Novo. Com menos de 10 habitantes, a cidade tem 45 casos confirmados de covid-19 e 1 morte.

Apesar do avanço da doença na região, o Bico do Papagaio não conta com estrutura para o enfrentamento da doença. Os casos graves são levados para Araguaína, onde há leitos de UTI para tratamento. Os municípios da região foram alvo do confinamento geral (lockdown) decretado pelo governador Mauro Carlesse no último dia 15, como forma de conter o avanço da doença. No entanto, o confinamento geral durou apenas uma semana e os dados ainda não demonstram se foi efetivo.

A respeito da eficácia de medidas específicas para a região do Bico do Papagaio como o confinamento geral (lockdown) decretado pelo Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que, no momento não há como precisar, visto que o vírus pode ficar incubado por um período de até 14 dias. "Está avaliação será feita em momento posterior pela equipe técnica da SES. A pasta ressalta ainda que o Governo tem trabalhado com a recomendação de isolamento social ampliado e que as medidas devem ser fiscalizadas pelos municípios", afirma a SES em nota.

A reportagem não conseguiu contato com as prefeituras de Darcinópolis, Tocantinópolis e Sítio Novo. Aguardamos resposta das Secretarias Municipais de Saúde de Augustinópolis e Araguatins. (Atualizada às 20 horas)