Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Vitrine virtual da Unitins no site da Agrotins

Vitrine virtual da Unitins no site da Agrotins Foto: Nonato Silva

Foto: Nonato Silva Vitrine virtual da Unitins no site da Agrotins  Vitrine virtual da Unitins no site da Agrotins

A Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins) deste ano será 100% digital e durante o evento, que acontece entre os dias 27 e 29 de maio, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) apresentará diversos projetos, ações e pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes da universidade na área do Agro. Todas as ações da universidade estão disponíveis na vitrine virtual da Unitins no site da Agrotins.

O lançamento especial dessa edição será a cultivar de Arroz BRS A704, desenvolvida pela Unitins e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma variação totalmente adaptada ao solo, clima, pragas e doenças mais característicos do Tocantins, sendo uma cultivar própria para cultivo na região. A live do lançamento do projeto apresentará tecnologias e informações técnicas voltadas para a melhoria de desempenho do sistema produtivo e da construção da sustentabilidade de arroz no Tocantins. Os participantes da Feira poderão acompanhar o live na plataforma da Agrotins dia 28 de maio, às 8h, com o diretor de Pesquisa Agropecuária da Unitins, doutor Expedito Cardoso, e o supervisor do Núcleo Regional da Embrapa Arroz e Feijão no Tocantins, Daniel Fragoso.

Ainda na vitrine virtual da Unitins os participantes poderão conferir um Boletim de Pesquisa com dezenas de artigos produzidos por pesquisadores com base nos dados e resultados das pesquisas agropecuárias desenvolvidas no estado. Ao todo o Boletim traz 14 pesquisas de 27 autores. Além do Boletim de Pesquisa, a Unitins disponibilizará uma cartilha com portfólio digital de Pesquisas Agropecuárias realizadas pela instituição com o objetivo de promover a pesquisa agropecuária do estado, mostrando o desenvolvimento de pesquisas direcionadas para a realidade, problemas e interesse do Tocantins.

Ainda sobre as pesquisas agropecuárias, serão disponibilizados vídeos de projetos exclusivos para a Agrotins executados por acadêmicos e professores da Unitins. Além desses, o Projeto Integrador (disciplina) do curso de Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas apresentará quatros palestras que serão disponibilizadas à comunidade em geral. Todos os vídeos poderão ser acessados gratuitamente na vitrine da Unitins no site da Feira.

A Unitins integra o Conselho Nacional dos Sistemas Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa), sendo a Organização Estadual de Pesquisa Agropecuária (Oepa) no Tocantins. Desde 1992 A Unitins desenvolve pesquisas na área do Agro com docentes e acadêmicos em todo o Tocantins. Atualmente a Universidade conta com unidades de pesquisa e de campo experimental no em Palmas com o Complexo de Ciências Agrárias (CCA), em Formoso do Araguaia com o Centro de Pesquisa Agroambiental em Várzea (CPAV) e outras.

Confira todas as palestras e vídeos que serão apresentados pela Unitins na Agrotins 2020:

Projetos exclusivos para a Agrotins de docentes da Unitins:

1 - Desenvolvimento de um sérum à base do óleo de buriti (Mauritia Flexuosa) para pele geriátrica – Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos;

2 - Avaliação da qualidade e disponibilidade hídrica da região do quilombola Barra do Aroeira (TO) como indicativo de uso e ocupação do solo – Aymara Gracielly Nogueira Collen;

3 - Fitocosméticos naturais: uma opção de inovação ecossocial através do uso do óleo do coco do babaçu em comunidades agroextrativistas – Márcia Guelma Santos Belfort

4 - As potencialidades do cerrado sustentável no Sudeste do Tocantins como atrativo turístico – Ana Felícia Cavalcanti Pires.

5 - Aplicabilidade da legislação ambiental na proteção do cerrado – Dayane Maciel Bezerra De Castro.

6 - Rotina de boas práticas para proteger o cerrado: O que realmente podemos fazer? – Dayane Maciel Bezerra De Castro.

7- A atuação da Enfermagem como mediadora das práticas de prevenção ao coronavírus – Janayna Araújo Viana.

8 - Pré-vestibular Solidário – Andrea Pereira da Conceição.

9 - Conclusão da obra de construção do Laboratório de Referência Animal (LARA) em Araguatina -  Cláudio Hernique C. Fernandes

Projeto integrador (disciplina) do Curso de Engenharia Agronômica:

1. Palestra: Prospecção e ecotoxicologia de moléculas biorracionais, visando o controle de insetos pragas - Raimundo Wagner de Souza Aguiar (Professor da UFT)

2. Palestra: Licenciamento Ambiental: Áreas urbanas e rurais - Francisco Marques (Gestor Ambiental)

3. Palestra: Manejo do capim BRS Capiaçu - Edson Negreiros Lima (Produtor rural)

4. Palestra: Fitorremediação de Solos Contaminados - Ana Paula Rodrigues da Silva (Eng. Agrônoma)