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Economia

Seguro-desemprego deve ser solicitado através de app, mas trabalhadores relatam problemas...

Seguro-desemprego deve ser solicitado através de app, mas trabalhadores relatam problemas... Foto: Reprodução/ Instagram

Foto: Reprodução/ Instagram Seguro-desemprego deve ser solicitado através de app, mas trabalhadores relatam problemas... Seguro-desemprego deve ser solicitado através de app, mas trabalhadores relatam problemas...

A pandemia provocada pelo novo coronavírus desencadeou uma crise cujos piores efeitos deverão ser sentidos nos próximos meses, asseguram especialistas. No entanto, alguns dos impactos já são sentidos na vida das pessoas. Um deles é o desemprego.

Com o fechamento de parte dos serviços não essenciais, redução, ou ainda restrição de horário de funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais, muitos trabalhadores tiveram salários reduzidos, ou até mesmo foram demitidos.

É o caso da vendedora Geldineia Tomiato que perdeu o emprego no início do mês de abril. Se já não bastasse esse problema, a trabalhadora vem lidando ainda com outra situação que tem tirado o sono. Ela ainda não conseguiu dar entrada no seguro-desemprego.

Em geral, o seguro-desemprego é solicitado nas agências do Sine. Como todas estão fechadas por causa da pandemia, Geldineia recorreu ao aplicativo da carteira de trabalho digital. Inicialmente o benefício foi recusado. A trabalhadora recorreu, mas, 30 dias depois, o recurso ainda está em análise. “Eu liguei no 158, mas a atendente disse apenas que o prazo é de 30 dias, mas que pode levar mais tempo. Eu não sei nem quando vou receber a primeira parcela e estou sem trabalho e sem renda”, disse.

Quem passa por situação semelhante é a técnica de enfermagem Ericka Costa. Desde que saiu do trabalho no dia 8 de maio, ela vem tentando dar entrada no seguro, mas os dados informados, segundo ela, são divergentes, o que vem dificultando o processo. “Como o prazo para receber o seguro é de 30 dias, meu receio é de que demore muito para eu conseguir dar entrada, porque quanto mais demora, mais vai demorar o recebimento”, ela relata.

Entramos em contato com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia que informou em nota que “os problemas relacionados ao saque do FGTS foram sanados no início deste ano”, apesar dos recentes relatos das trabalhadoras acima.

A secretaria também informou que nesses casos específicos, é preciso informar o CPF ou PIS das trabalhadoras para verificar o que está ocorrendo. Nós informamos os dados e aguardamos resposta.

Ainda de acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a solicitação do seguro-desemprego deve ser feita toda online pelo portal gov.br/trabalho ou pelo aplicativo da Carteira Digital. Em caso de problemas o trabalhador deve entrar em contato pelo 158 ou pelo e-mail trabalho.uf@mte.gov.br, colocando na UF a sigla de seu estado ou do DF.