Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país bateu recorde de 14,7% no primeiro trimestre de 2021 alcançando 14,805 milhões de brasileiros. 

No Tocantins, de acordo com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), de janeiro a março de 2021 foram feitos 8.445 pedidos de seguro-desemprego. Com um contexto tão desafiante, conquistar uma vaga tem exigido bastante dos candidatos. 

Para a especialista em RH, Carla Cândido, neste momento, o possível candidato deve investir em capacitação profissional para conquistar o emprego almejado. “O novo cenário exige capacitação continuada e foco no aprendizado constante. O olhar do empresário está muito mais criterioso e aguçado. Por isso, esse momento é uma grande oportunidade para os profissionais apostarem em cursos que vão ajudá-los a ter uma melhor performance para o mercado”, ressaltou. 

A especialista completou, ainda que "pela capacitação será possível acompanhar as mudanças no mercado, conhecer as novas tecnologias e aumentar a competitividade quando for participar de uma entrevista”, destacou. 

Currículo atrativo 

A especialista ressaltou, também, que na busca acirrada por um emprego ter um currículo atrativo é fundamental. “Por isso, orientamos que na hora de estruturar o currículo, a pessoa seja objetiva e coloque de forma bem estruturadas as experiências profissionais e habilidades comportamentais e técnica, isso ajuda a capturar de imediato o olho do seu futuro empregador”, finalizou. (Precisa Assessoria)