Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Representantes da empresa reuniram-se com o prefeito Ronaldo Dimas para definir os termos da vinda da nova fábrica

Representantes da empresa reuniram-se com o prefeito Ronaldo Dimas para definir os termos da vinda da nova fábrica Foto: Marcos Sandes/Ascom

Foto: Marcos Sandes/Ascom Representantes da empresa reuniram-se com o prefeito Ronaldo Dimas para definir os termos da vinda da nova fábrica Representantes da empresa reuniram-se com o prefeito Ronaldo Dimas para definir os termos da vinda da nova fábrica

Alguns setores da economia não se deixaram abalar pela pandemia do novo coronavírus. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados no último dia 29 de maio, mostram que a agropecuária apresentou crescimento de 0,6% no comparativo entre o primeiro trimestre de 2020 e o último trimestre de 2019. Já no comparativo com o mesmo período em 2019, o crescimento foi de 1,9%.

Seguindo essa tendência de crescimento, a empresa Polli Fertilizantes Especiais está expandindo seus negócios com a implantação de uma filial da indústria em Araguaína. Representantes da empresa se reuniram na última terça-feira,2, com o prefeito Ronaldo Dimas e equipe técnica, para definir os termos da vinda da nova fábrica.

“A finalidade desta unidade é atender à grande região de Araguaína, bem como dos outros estados que compõem o MATOPIBA, além do Pará e Ceará. São regiões que já atendemos, mas onde a questão de frete se torna bem difícil”, comentou Osni Miranda, CEO da empresa.

Com um investimento na ordem de R$ 15 milhões, a nova indústria contemplará cerca de 50 empregos diretos e 250 indiretos. Como incentivo para a implantação da fábrica e geração de empregos, a Prefeitura de Araguaína fez a doação da área, localizada no Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara), e a isenção do Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) por dez anos.

Por quê Araguaína?

O empresário relatou que a escolha da cidade foi motivada por diversas razões. “Araguaína possui uma localização geográfica privilegiada, oferta de matérias primas e é uma cidade que nos últimos oito anos mudou radicalmente, com infraestrutura, educação e serviços médicos de qualidade”.

“Além da posição centralizada no MATOPIBA, que facilitará a logística, Araguaína é uma cidade que desponta em âmbito nacional com o agronegócio, principalmente na área de pastagens e agora também com eucalipto e soja”, comentou o secretário executivo do Desenvolvimento Econômico, Helter Dantas.

A unidade da indústria em Araguaína produzirá anualmente de 100 a 110 mil toneladas de produtos à base de calcário, gipsita, fósforo e potássio, matérias primas que compõem a cadeia de fertilidade das plantas. A previsão é de que no prazo de 10 a 12 meses, a partir do início das obras, a fábrica já inicie as atividades.