Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc) anunciou nesta quinta-feira, 4, uma proposta de retomada do calendário letivo de 2020. De acordo com a secretária Adriana Aguiar, as aulas serão retomadas de maneira não presencial, inicialmente somente para os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, a partir do mês de julho. 

Em um segundo momento as aulas serão retomadas de maneira semi-presencial, com revezamento de turmas, também para o Ensino Médio. “É uma proposta exequível para o período da pandemia e também para um cenário pós-pandemia”, afirmou a secretária.

Ensino Médio

De acordo com a Seduc, os estudantes do Ensino Médio serão priorizados para que não tenham a vida escolar prejudicada, uma vez que esses se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, em especial os alunos do 3º ano. Segundo a Seduc, são 16 mil estudantes nessa situação.

No modelo apresentado pela secretaria, os alunos do Ensino Médio voltarão a estudar em julho, realizando atividades não presenciais. “Nossos professores que atendem as 3ª séries do Ensino Médio vão passar por formação nos dias 15, 16 e 17 de junho. Em seguida irão passar atividades para os alunos das terceiras séries”, explicou Adriana Aguiar. Tais atividades deverão ser feitas em casa e apresentadas aos professores nas escolas em 29 de junho e 31 de julho.

A secretária esclareceu que a Seduc descartou a possibilidade de adotar o sistema de Ensino à Distância (EaD). “Nós temos uma grande diversidade de público e localidades. Não seria possível adotar o ensino à distância porque nem todos os nossos estudantes teriam condições”, afirmou a gestora.

Ainda de acordo com a proposta, os estudantes da última série do Ensino Médio voltarão às salas de aula em 3 de agosto. “Metade da turma, 50%, volta nessa data, enquanto a outra metade realiza atividades em casa. No dia 10 de agosto, os alunos que tiveram aulas presenciais vão fazer atividades em casa, e os outros 50% terão aula presencial”, explicou a secretária.

O mesmo modelo será aplicado aos alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Metade voltará às salas de aula no dia 17 de agosto, e a outra metade em 24 do mesmo mês. Durante o revezamento, os estudantes realizarão atividades em casa.

Ensino Fundamental

A previsão da Seduc é de que as aulas do Ensino Fundamental sejam retomadas a partir do mês de setembro, com possibilidade de flexibilização, a depender da curva de contaminação do novo coronavírus em cada localidade. “Em municípios que não tivermos casos de covid-19 não há porque a gente postergar a retomada das aulas. Talvez elas possam ser retomadas também em agosto para o Ensino Fundamental. Cada caso vai ser avaliado pela equipe da Seduc e gestores de cada escola”, explicou Adriana Aguiar.

Segundo a secretária, não haverá reposição de aulas em finais de semana e feriados, uma vez que o calendário letivo de 2020 foi suspenso por causa da pandemia. “Nós não vamos trabalhar com reposição e sim com a realidade de contabilizar carga-horária e não dias letivos. Dessa forma, não há reposição”, afirmou a secretária.

Em 2020 as aulas tiveram início em 3 de fevereiro e foram suspensas em 13 de março. Assim, os estudantes tiveram apenas 135 horas-aulas. Segundo a Seduc, o mínimo necessário para cumprir o ano letivo são 800 horas-aulas. “Nosso calendário letivo de 2020 irá terminar em 30 de janeiro de 2021. A carga horária que o aluno não conseguir cumprir em 2020 poderá ser reposta em formato de créditos, com realização de atividades, em 2021, com acompanhamento dos professores e sem prejuízo ao ano letivo corrente daquele ano”, explicou a gestora.

Segurança

Para a retomada das aulas, a Seduc informou que as escolas deverão adotar as medidas de segurança recomendadas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Profissionais e alunos deverão utilizar equipamentos de proteção, como máscaras. As carteiras serão posicionadas com distanciamento entre elas e as unidades escolares deverão ser sanitizadas. A Seduc não especificou como será feita a descontaminação dos ambientes.

A rede pública estadual de educação conta com 493 escolas, das quais 353 são localizadas em zonas urbanas e 140 na zona rural de municípios. A rede atende a 157 mil alunos, e possui 20 mil servidores.