Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: APA Serra do Lajeado

Foto: APA Serra do Lajeado

Nesta sexta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, os brigadistas da Área de Proteção Ambiental da Serra do Lajeado (APASL) distribuíram mudas de plantas nativas do Cerrado, em Palmas. A entrega de mais de 500 mudas, com solicitação agendada ao longo da semana, foi realizada na sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e na Associação Água Doce.

Ao longo do ano, o viveiro da APA Serra do Lajeado produz mais de 10 mil mudas de plantas nativas do Cerrado. Com a doação, o interessado leva a planta e devolve o recipiente que é reutilizável, após o plantio.

“A entrega de mudas no Dia Mundial do Meio Ambiente é um incentivo à população a conservação das espécies nativas do Cerrado. A iniciativa voluntária dos brigadistas do Naturatins que atuam na APA Serra do Lajeado, na dedicação ao viveiro e participação da entrega das doações das mudas, nos mostra o comprometimento ambiental da equipe e sem dúvida nos enche de orgulho”, elogiou Sebastião Albuquerque, presidente do Naturatins.

“A APA Serra do Lajeado possui uma agenda de ações ativas, junto às comunidades do entorno da unidade, ao longo do ano. Nos intervalos das operações de prevenção e combate aos Incêndios Florestais e queimas ilegais, os brigadistas do Naturatins que atuam em nossa unidade se dedicam a produção de mudas de espécies nativas do cerrado”, destacou Camila Muniz, supervisora da APA.

“As mudas recebidas em nossa Associação serão plantadas em propriedades rurais da microbacia do Taquaruçu Grande. Nós desenvolvemos várias ações e constantemente participamos de iniciativas em parceria com a equipe da APA Serra do Lajeado e do Naturatins”, comentou Noeli Sturmer, representante da Associação Água Doce.

“Estamos entrando no período de estiagem, então é importante lembrar que essas mudas vão precisar de atenção especial, sendo necessário que sejam molhadas até o próximo período chuvoso”, recomendou Valdeir Nunes, brigadista do Naturatins na APA Serra do Lajeado.

Nesta ação, além do brigadista Valdeir Nunes, participaram também Alessandro Nunes, Sávio Nascimento e Daniel Peixoto. No total são onze espécies nativas do cerrado foram doadas, entre elas, o jatobá, o baru, o tingui, a copaíba, o ipê rosa, a ata, a pitomba, a goiaba, ipê amarelo, caju e o tamboril. Para obter informações sobre palestras ou solicitar mudas, entre em contato no e-mail apaserradolajeado@naturatins.to.gov.br.