Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Divulgação O projeto pretende angariar fundos para transformar as enfermarias em espaços mais humanizados e acessíveis O projeto pretende angariar fundos para transformar as enfermarias em espaços mais humanizados e acessíveis

Em 2019, o Instituto Saúde e Cidadania - ISAC, responsável pela gestão do Hospital Municipal de Araguaína, iniciou, de maneira piloto, a campanha “Adote uma Enfermaria” destinada a empresas locais para angariar recursos para a reforma, aquisição de equipamentos e humanização das enfermarias da unidade.

O primeiro parceiro foi o próprio ISAC, que destinou recursos (além do orçamento mensal recebido do poder público) para reformular um dos espaços, investindo em novos leitos (4), ar-condicionado, a troca de pisos, janelas e pintura de paredes e o teto. A reforma está em andamento.

 “Hoje, os 61 leitos do HMA atendem os pacientes adequadamente, mas nossa missão é ir além e criar espaços ainda mais cômodos e confortáveis, com opções de entretenimento para os pacientes infantis, ambientes mais lúdicos e acessíveis”, explicou o gerente de Assistência e Qualidade do ISAC, Vinícius Menezes.

 “Com a campanha Adote uma Enfermaria poderemos oferecer uma estrutura física mais confortável, humanizada, acelerando o processo de recuperação das crianças por meio dos efeitos do brincar na subjetividade da criança hospitalizada”, completou Márcio Brito, diretor técnico e médico do HMA.

Como doar

A campanha “Adote uma Enfermaria” foi retomada em 2020 e estendida para a contribuição da sociedade. A principal forma de contribuição é pela “vaquinha” online criada para receber os recursos. 

Por meio do link http://vaka.me/1059289, o voluntário faz a doação de qualquer valor em dinheiro.

Toda a arrecadação e aplicação dos recursos será auditada para dar transparência ao processo. A meta é alcançar R$ 600 mil para renovar mais enfermarias, trocar o piso, melhorar a acessibilidade, climatização, camas Fawler, entretenimento, entre outros, 

“Estamos focados na humanização das enfermarias e renovar o parque tecnológico para dar suporte e qualidade na assistência”, ressalta Maria Dulcimary Fonseca, diretora geral do hospital.

“Nós queremos transformar o HMA em um hospital modelo, um espaço humanizado e totalmente preparado para receber pacientes infantis de todo o Tocantins. Hoje conseguimos atender com muita qualidade, mas nosso desejo é ir além e para isso contamos com o apoio dos nossos cidadãos e empresas”, completa Vinícius.

O HMA

Com recursos públicos federais, estaduais e principalmente municipais, o Hospital Municipal de Araguaína oferta os serviços de UTI Pediátrica, internação pediátrica, cirurgias pediátricas eletivas e de urgência/emergência e, em 27 de setembro de 2019, a unidade realizou as primeiras cirurgias cardíacas infantis congênitas no estado. Com esse feito, o Tocantins passou a ser um dos poucos estados a realizar cirurgias cardíacas pediátrica no país, que são considerados de alta complexidade.

A unidade é gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania – ISAC com 11 enfermarias e 61 leitos: 28 de enfermarias clínicas, 10 de enfermarias cirúrgicas, sete de enfermaria de isolamento, seis de estabilização e 10 de UTI. A unidade recebe pacientes encaminhados da Unidade de Pronto Atendimento Anatólio Dias Carneiro - UPA 24 horas e de outras cidades pactuadas com o Município.