Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Federal realiza nesta terça-feira, 9, uma operação que tem como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido em diversas fraudes cometidas contra Agências dos Correios no Tocantins que podem passar de R$ 50 mil. A ação foi batizada de Falsa Missiva.

Segundo a polícia, o grupo criminoso é suspeito de cometer fraudes para a obtenção de indenizações correspondentes a extravios de encomendas postadas em Agências dos Correios no Tocantins.

As investigações apontaram que algumas indenizações relacionadas a encomendas extraviadas foram efetivamente pagas pelos Correios aos respectivos remetentes, causando um prejuízo superior a R$ 50 mil à Instituição Federal, havendo indícios da participação de funcionários dos Correios.

Cerca de 40 policiais federais cumprem sete mandados de prisão temporária,  sete mandados de busca e apreensão, um afastamento de função pública, além de sequestro de valores, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas/TO, nas cidades tocantinenses de Guaraí, Pequizeiro, Colmeia e Couto Magalhães.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, estelionato e peculato, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão e multa.

Correios

Por meio de nota, o Correios afirma que identificou irregularidades em indenizações de objetos extraviados e, após apuração realizada pelo departamento de segurança empresarial, comunicaram à Polícia Federal, que deu início às investigações. A empresa estatal informa que permanece à disposição do órgão de segurança para contribuir com a operação. 

Informa também que repudia qualquer conduta dissociada dos "padrões e valores" defendidos pela empresa e já instauraram processo administrativo disciplinar para as devidas providências. (Atualizada às 14 h do dia 10-06-20)