Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

O prefeito Júnior Bandeira realizou na tarde desta quarta-feira, 10, uma reunião com o prefeito de Miracema do Tocantins, Saulo Milhomem, e com o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino, para discutir sobre ações que serão desenvolvidas em conjunto a fim de conter o fluxo de turistas nas praias e nos pontos turísticos que existem nos três municípios. O objetivo foi reforçar a necessidade de prevenção ao novo coronavírus durante a temporada de praia, além de alinhar os trabalhos que serão aplicados em conjunto para enfrentamento à Covid-19.

“Estamos em um momento de proximidade com a temporada de verão e as cidades de Lajeado, Miracema e Tocantínia todas têm a tradição de receber turistas nesse período. Resolvemos adotar ações conjuntas para que a gente possa desenvolver políticas públicas de contenção da covid-19. A próxima reunião será com secretários municipais e coordenadores do Comitê Operacional de Emergência”, disse o Júnior Bandeira, prefeito de Lajeado.

“Nós discutimos sobre ações que serão desenvolvidas para conter o avanço do coronavírus, pois os municípios são próximos de Palmas. A problematização é que assim que começar a temporada de praia, muitos turistas visitarão nossas cidades. Devido a essa situação, surge a preocupação sobre a propagação do vírus nesse período. Nosso objetivo aqui é unificar ações e buscar apoio das instituições de controle social, como o Ministério Público, a Policia Militar, Defesa Civil e Marinha para que nos ajude a conscientizar e restringir o acesso de turistas em nossas praias”, explica o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino.

“Diante da pandemia que estamos vivendo surgem muitas dificuldades nos municípios. A criação desse comitê é importante para que possamos junto aos municípios parceiros, vizinhos e que apresentam atividades semelhantes, desenvolver soluções para enfrentarmos juntos essa crise”, conta o prefeito de Miracema, Saulo Milhomem.

Além de discutir sobre a criação de medidas de contingenciamento de forma integral, foi enfatizado que os assuntos particulares de cada município serão respeitados, ou seja, a proposta visa intensificar ações em conjunto apenas de situações semelhantes. Na reunião, foi assinado um oficio para solicitar apoio de oito instituições de controle social, entre elas estão: Ministério público, Polícia Militar, Governo do Estado, Marinha, Defesa Civil e Secretaria de Segurança Pública do Estado.