Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Ozeias Rocha, diretor da Escola Estadual Anaides Brito Miranda

Ozeias Rocha, diretor da Escola Estadual Anaides Brito Miranda Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Ozeias Rocha, diretor da Escola Estadual Anaides Brito Miranda Ozeias Rocha, diretor da Escola Estadual Anaides Brito Miranda

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou nesta semana formação para professores, gestores e técnicos da educação. Na segunda-feira, 15, formação continuada foi direcionada a 2.563 professores do ensino médio e na terça-feira, 16, para os coordenadores pedagógicos e diretores das 291 unidades escolares que ofertam essa modalidade de ensino, assim como para os supervisores e assessores de currículo das 13 Diretorias Regionais de Educação (DRE).

O treinamento foi realizado pelos técnicos da Seduc, que repassaram as estratégias propostas pela Pasta para o retorno das aulas para a 3ª série, que inicialmente será não presencial e que está previsto para acontecer no dia 29 de junho. As atividades foram realizadas por meio de salas online, já que o cenário atual exige o uso de novas estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem. A iniciativa foi avaliada positivamente pelos participantes.

Novos Caminhos

O diretor do Colégio Estadual Buriti, de Buriti do Tocantins, Isaque de Sousa Almada, frisou a importância da formação no processo de retorno das aulas. “Nesse retorno, nós precisávamos de um norte, de uma orientação e, nesses dias, recebemos todas as informações necessárias para retornarmos em segurança. É um caminho novo e desafiador, mas pautado em muito respeito pelos profissionais da educação, como foi demonstrado desde o início da pandemia”, disse. 

O professor Franciel de Oliveira Silva, do Colégio Estadual Manoel Vicente de Souza, de Augustinópolis, destacou a metodologia de trabalho da formação. “Um momento para esclarecimentos sobre a volta às aulas em meio à pandemia e aos novos desafios, em que iremos utilizar algumas ferramentas e entrar de fato no meio tecnológico para que nossos alunos possam receber o ensino. Mesmo a distância, a formação permitiu a interação educacional com repasse de informações e orientações importantes”, pontuou.

Diante do atual cenário, que exige o distanciamento social, o professor do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, de Araguaína, Raphael Mendes Rosa, ressaltou que o método de formação adotado pela Secretaria de Estado de Educação, Juventude e Esportes foi “eficiente e de qualidade, visto que nesse atual cenário, os professores necessitam de aperfeiçoamento para desenvolver melhor suas atividades”.

Formação a Distância

Ozeias Rocha assumiu a direção da Escola Estadual Anaídes Brito Miranda, de Santa Fé do Araguaia, há um ano e destacou que tem sido preciso se reinventar para enfrentar os novos desafios.  “Nunca imaginava que, nesta nova jornada, receberia a divina missão de ter que me reinventar, encontrei conforto e ânimo, ao ver a preparação, solicitude, amor e dedicação dos profissionais da Seduc, que nos trouxeram tranquilidade e confiança para fazermos uma nova educação”, salientou.

A professora e coordenadora da área de Matemática do Centro de Ensino Médio (CEM) Bom Jesus, de Gurupi, Ana Cláudia Agostinho, pontuou que o retorno das aulas marca uma nova fase para a educação. “A formação veio com um formato totalmente diferente do que estávamos acostumados, mas logo de início começamos nos ambientar nesse novo contexto. Tinha diversas dúvidas e angústias que foram esclarecidas pelas formadoras, que também trouxeram diversos recursos que poderemos trabalhar a partir do retorno das aulas”.

A diretora Elizabeth Gama da Silveira, também do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, disse que a formação atendeu aos diferentes públicos. “Esse momento foi extremamente importante para todos nós, para trocarmos experiência e unirmos forças. A formação trouxe bastante tranquilidade, principalmente pelas dicas e orientações referentes ao retorno das aulas para a 3ª série do ensino médio. Para nós, gestores, a pauta que diz respeito à organização e registro da vida escolar do estudante, nesse novo formato trabalhado, foi extremamente importante”, pontuou.