Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

As inscrições para credenciamento de Comunidades Terapêuticas junto ao Conselho Estadual sobre Drogas ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) encerram nessa sexta-feira, 26. O edital (https://central3.to.gov.br/arquivo/510726/) tem como objetivo credenciar entidades privadas, sem fins lucrativos, que realizem o acolhimento voluntário e gratuito de pessoas dependentes de substâncias psicoativas, como o álcool e outras drogas, por até 12 meses.

No processo de cadastramento, a instituição deverá entregar o envelope fechado com sua identificação e meios de contato ao Setor de Protocolo da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), localizado no andar térreo, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 18h.

Com este edital, o Governo do Estado ofertará 100 vagas para tratamento voluntário de pessoas dependentes químicas em Comunidades Terapêuticas seguindo critérios das vagas sociais e conforme a disponibilidade de atendimento da instituição. As vagas serão destinadas a homens, mulheres, pessoas idosas, adolescentes e a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Para o gerente de Prevenção Contra as Drogas, Ronan Dorneles, a participação das Comunidades Terapêuticas é de suma importância na recuperação dos dependentes químicos. “Nas Comunidades Terapêuticas vão além de um tratamento físico, proporcionam restauração dos vínculos familiares que se perderam com os desgastes pelo uso de drogas e complementam o tratamento iniciado nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), que fazem o trabalho inicial de desintoxicação dos adictos com medicação em um curto prazo de tempo”, reforçou.

Acolher

O Governo do Tocantins oferece as vagas sociais para tratamento da dependência de substâncias psicoativas através do Núcleo de Atenção ao Dependente Químico e às Famílias (Acolher), ligado à Gerência de Prevenção Contra as Drogas, projeto desenvolvido pela Seciju desde 2018 e que contempla os eixos da prevenção, do tratamento e da reinserção social.

Além de oferecer a possibilidade de tratamento em Comunidades Terapêuticas, o Núcleo Acolher também presta atendimento e orientações especializadas, inclusive para os familiares dos adictos, e encaminha aos grupos de ajuda mútua, como os Narcóticos Anônimos (NA), os Alcoólicos Anônimos (AA) e o Amor Exigente, além do que articula a prestação de serviços públicos, como a busca por recolocação no mercado de trabalho e retorno aos estudos, possibilitando a reinserção social.

O Acolher está localizado na quadra 704 Sul, Alameda 20, QI 24, Lote 22 em Palmas ou pelo telefone (63) 3214-6104.

Comunidades Terapêuticas

São entidades filantrópicas sem fins lucrativos que acolhem unicamente pessoas que buscam tratamento de forma voluntária, diferentemente das clínicas de internações involuntárias, nas quais o sujeito é submetido ao tratamento sem o seu consentimento. O tratamento nessas comunidades dispõe de acompanhamento psicológico, mental, físico e religioso que podem durar até 12 meses e que primam por princípios como disciplina e trabalho.