Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Tocantins foi a unidade da federação com o menor índice de denúncias de violência a idosos

Tocantins foi a unidade da federação com o menor índice de denúncias de violência a idosos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Tocantins foi a unidade da federação com o menor índice de denúncias de violência a idosos Tocantins foi a unidade da federação com o menor índice de denúncias de violência a idosos

O Brasil registrou mais de 48,4 mil denúncias de violações contra pessoas idosas em 2019. Os números são do balanço do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), divulgados em junho de 2020. Por sua vez, o Tocantins foi apontado como a unidade da federação com o menor índice. Assim, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de sua gerência de Diversidade e Inclusão social, responsável pela promoção da política de atendimento ao idoso no estado, avaliou o score para compreender o real cenário desta colocação.

De acordo com a gerente de Diversidade e Inclusão Social da Seciju, Nayara Brandão, deve-se analisar estes resultados com muita cautela “Temos que ressaltar sim que este resultado é também o reflexo de um trabalho sério que tem sido desenvolvido pela Seciju para os idosos em meio à sociedade tocantinense, principalmente no tocante às redes sociais, e, há que se considerar que podemos fortalecer as campanhas de combate a violência contra a pessoa idosa em canais como rádios e televisão, pois são certeiros ao público”, disse.

Cálculo

Responsável pelo Disque 100, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) explica que foi utilizado o critério "denúncias por 100 mil habitantes". O objetivo consiste na obtenção de indicadores que permitam comparar diferentes localidades, independente do tamanho da população.

Os números são do balanço do Disque 100 (Disque Direitos Humanos), divulgado no dia 25 de junho deste ano, mas referentes a 2019.

Tocantins

O estado mais jovem do Brasil ficou com o índice 9,6 o que corresponde a um número de 398 denúncias durante todo o ano de 2019. A diretora de Direitos Humanos da Seciju, Sabrina Ribeiro, falou sobre os números e sobre o posicionamento da Gestão na promoção da proteção da pessoa idosa. “Ficamos satisfeitos que o nosso estado seja o último colocado desta classificação, que é tão ruim, mas não podemos descansar. Queremos fazer muitos mais”, ressaltou.

Brasil

O país registrou mais de 48,4 mil denúncias de violações contra pessoas idosas em 2019. O número representa um aumento de 22,6% quando comparado ao ano anterior. Em 2018, o serviço registrou 37,4 mil casos referentes ao segmento.

O levantamento realizado pelo MMFDH também revela que ocorreram 93,3 mil tipos de violações contra idosos no ano passado. Os relatos envolvem negligência (38.542), abuso financeiro e econômico (18.573), discriminação (122), trabalho escravo (17), tortura e outros tratamentos ou penas cruéis (4), tráfico de pessoas (1), outras violações (296).

Casos de violência psicológica (22.409), física (11.248), institucional (1.882) e sexual (212) completam os índices. Cabe ressaltar que cada denúncia pode ter mais de um tipo de violação.

Canais de atendimento

O Disque 100, o app Direitos Humanos Brasil, o site da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH) e Telegram Direitos Humanos Brasil são gratuitos e permanecem em funcionamento 24 horas por dia, inclusive em feriados e nos finais de semana.

Os canais atendem também graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando assim, os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.