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Saúde

Foto: Divulgação Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Porto Nacional Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Porto Nacional

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Porto Nacional passou em 1º lugar em todos os quesitos, em todo o Tocantins, na avaliação de desempenho da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde. Para a Certificação foram analisados os seguintes quesitos: profissionais; avaliação de desempenho do conjunto de indicadores e avaliação externa que foi organizada em três módulos: observação do funcionamento da Unidade; entrevista com a coordenadora e com um cirurgião-dentista, sobre o processo de trabalho; organização do serviço e o cuidado com os usuários; documentação; e entrevista com os pacientes, sobre a satisfação e percepção quanto ao atendimento especializado de saúde bucal no que se refere ao seu acesso e a utilização. As análises foram feitas por uma equipe técnica da Secretaria, que esteve no Município, em outubro do ano passado.

A certificação dos CEOs é para compor o segundo ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ CEO) homologada por meio da Portaria nº 307, de 28 de fevereiro de 2020. A divugação dos resultados foi em março desse ano, pelo Ministério da Saúde. O 2º Ciclo do PMAQ CEO foi instituído por meio da Portaria GM nº 1.599, de 30 de setembro de 2015.

No total, 948 Centros de Especialidades Odontológicas localizados em 790municípios foram certificados. O impacto financeiro gerado com a homologação da certificação é de R$ 5.004.725,00.

A coordenadora técnica do CEO de Porto Nacional, Elyne Regiane dos Santos Gomes, pontuou que o Ministério da Saúde tem priorizado a execução da gestão pública com base em ações de monitoramento e de avaliação dos processos e dos resultados. E o CEO se enquadrou em todos os quesitos avaliados pelo Ministério, ficando em 1º lugar de todos os CEOs do Estado do Tocantins, permancendo assim o nosso dever de sempre ofertar uma saúde bucal de qualidade e cuidar muito bem dos nossos municípies", destacou a coordenadora.

"O processo de certificação do PMAQ CEO deve ser entendido como momento de reconhecimento do esforço dos profissionais do CEO e do gestor, para melhoria do acesso e da qualidade dos serviços”, destacou a coordenadora-geral de Saúde Bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Rogéria Calastro, onde pontuou que a Coordenação-Geral de Saúde Bucal (CGSB) está elaborando Nota Metodológica para esclarecer dúvidas sobre o segundo ciclo do PMAQ-CEO.