Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Com uma inflamação no dente, o pequeno João Lucas Fernandes de Sousa, de 6 anos, diagnosticado com autismo, TDAH e Síndrome do X Frágil, recebeu atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Araguaína. Acompanhado do pai, Paulo Ricardo Fernandes, 36 anos, o garoto recebeu tratamento da equipe especializada no atendimento a PNE (pessoas com necessidades especiais).

“Essa foi a primeira vez do meu filho no dentista e eu fiquei impressionado e muito feliz com o atendimento que ele recebeu. Ele é muito inquieto por causa das síndromes, não para um segundo. O meu medo era de que o dentista não conseguisse olhar a boca dele, mas fui surpreendido pela calma, empatia e paciência que eles tiveram com o João Lucas”, disse Paulo Ricardo.

O atendimento especializado ao João Lucas faz parte das estratégias da Secretaria da Saúde de Araguaína, por meio do Programa Brasil Sorridente. Na Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que segue até o dia 7 de novembro, a Prefeitura de Araguaína reforça as ações humanizadas de promoção, prevenção e recuperação da saúde da boca, com destaque para o atendimento a PNE (pessoas com necessidades especiais), ofertado pelo CEO.

“As pessoas com deficiência devem ser assistidas de uma forma ainda mais humanizada numa proposta preventiva e curativa. É importante destacar que temos uma equipe profissional experiente para esse tipo de atendimento que é desafiador, além do que esses pacientes fazem parte de um grupo que pode ser considerado de alto risco para o desenvolvimento de doenças bucais”, explicou o coordenador do CEO, Danillo Marques.

Referência em Araguaína

A equipe responsável pelo atendimento às pessoas com necessidades especiais é composta por dois cirurgiões-dentistas e um auxiliar, que atuam juntos nos procedimentos.

De acordo com a cirurgiã-dentista Lizandra Coimbra, entre as técnicas utilizadas com esse público está a apresentação da sala e demonstração do material odontológico. “É necessário calma e habilidade, por isso a equipe precisa estar bem-preparada. Vamos com cuidado, carinho e paciência mostrando o que será utilizado na boca deles, incluindo os aparelhos de vibrações e ruídos que farão parte do atendimento proposto”.

Cada paciente passa ainda por uma anamnese em que a família informa sobre diagnósticos, medicações utilizadas, doenças graves e outros detalhes que garantirão a eficácia e segurança do procedimento. “Esse contato com a família é fundamental porque entenderemos o nível do nosso paciente, direcionando para o cuidado específico, avaliando a necessidade de intervenções específicas como abridores de boca, contenção ou a sedação medicamentosa”, concluiu a cirurgiã.

Segundo dados da Secretaria da Saúde de Araguaína, são atendidas uma média de 100 pessoas por mês nessa especialidade.

UBS como porta de entrada

Os pacientes que necessitam de qualquer um dos serviços especializados do CEO precisam passar primeiro por uma das 20 UBS (unidades básicas de saúde) da cidade, incluindo as PNEs.

O atendimento nas unidades é realizado por um dentista clínico-geral que trata de casos simples, como restauração, limpeza e extrações. Quando existe a necessidade de uma especialidade de maior complexidade como canal, prótese e outros, o paciente é encaminhado para o Centro Odontológico.

CEO

O Centro de Especialidades Odontológicas foi reinaugurado em maio deste ano após passar por reforma e ampliação do espaço, serviços e atendimento. Entre as especialidades ofertadas pelo CEO estão a periodontia, odontopediatria, patologia bucal, endodontia (canal), ortodontia, prótese, bucomaxilo e o atendimento a PNE (paciente com necessidades especiais).

O local atende em horário comercial, das 8 às 18 horas, e em regime de plantão 24 horas para casos de urgência e emergência. É realizada uma média de 3.600 procedimentos todos os meses.