Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A 7ª Reunião Ordinária aconteceu através de videoconferência

A 7ª Reunião Ordinária aconteceu através de videoconferência Foto: Divulgação

Foto: Divulgação A 7ª Reunião Ordinária aconteceu através de videoconferência A 7ª Reunião Ordinária aconteceu através de videoconferência

O Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais), reuniu-se nesta quarta-feira, 24, para deliberar assuntos pertinentes aos trabalhos do Comitê. A 7ª Reunião Ordinária aconteceu através de videoconferência seguindo orientações do Governo do Estado de evitar aglomerações que possam propagar a covid-19.

Dentre as pautas do encontro estava a reorganização do plano de atividades para o biênio 2020/2021. Os conselheiros apresentaram sugestões de alteração no plano já existente e incluíram ideias com o objetivo de melhorar o desenvolvimento das ações do Comitê.

A gerente de educação ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Cinthia Barbosa destaca a importância da reunião e o alinhamento dos conselheiros. “Tivemos uma participação bem expressiva dos membros e com isso conseguimos estabelecer os pontos onde cada instituição vai atuar dentro do Comitê”, pontuou.

O plano de atividades do Comitê Pró-Animais Começa a ser executado imediatamente, visando a apresentação das demandas que devem ser apresentadas no próximo encontro que será realizado no dia 19 de agosto de 2020.

Os conselheiros também argumentaram durante a reunião a necessidade da criação de um dia comemorativo em prol da causa animal, proposta que deve ser apresentada posteriormente em assembleia. Os membros ainda discutiram a viabilidade de parcerias com as universidades do estado que se apresentam muito atentas e interessadas nas causas do Comitê.

Participaram do encontro os representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Conselho Regional de Biologia (CRBIO), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (Adapec/TO), Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV TO), Secretaria da Educação, Juventude e Esporte (Seduc), Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA).

Ainda durante o encontro foram empossados os conselheiros Joseane Cademartori Lins (CRMV-TO), Glauciene Gonçalves da Silva Ferreira e Dorival Barbosa da Silva (PM), Cinthia Barbosa Pires Azevedo (Semarh), Fabrícia Neli Johann Martins (Seduc), Isa Alencar Sampaio de Oliveira (SES), Camile Fane Oliveira Lima (SSP) e Renata Elisa de Souza Esteves (OAB).

Comitê Pró-Animais

De natureza executiva de assessoramento, de caráter permanente e consultivo, o Comitê Pró-Animais tem como atribuições propor ações integradas entre os órgãos e entidades participantes para a defesa e proteção dos animais, propor e acompanhar políticas públicas de defesa e proteção dos animais e emitir parecer referente às questões de defesa e proteção dos animais.