Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Ciopaer auxilia forças de segurança na desocupação de área invadida em Arraias Ciopaer auxilia forças de segurança na desocupação de área invadida em Arraias

Um efetivo de aproximadamente 50 policiais militares e civis deu cumprimento na manhã desta quinta-feira, 25, em Arraias, na região sudeste do Tocantins, a mandado judicial de reintegração de posse de um terreno, situado nas imediações do município, e que estava sendo ocupado, de forma ilegal, por mais de 600 pessoas.

Durante o cumprimento da ordem judicial, o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/TO), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), atuou como plataforma de observação, e prestou apoio incondicional as tropas de solo que conduziam as ações de reintegração de posse. De forma coordenada, a tripulação a bordo do “Tocantins 01”, realizou sobrevoos pela área e, em um primeiro momento, mapeou todo o local para que as forças de segurança pudessem atuar de forma mais eficiente.

Além disso, durante o efetivo cumprimento da ordem judicial, a aeronave permaneceu de prontidão a fim de identificar e intervir contra uma eventual agressão armada por parte de qualquer pessoa que pudesse colocar em risco a vida dos policiais militares e civis, bem como demais envolvidos que atuaram na operação.

As ações ocorreram de forma pacífica, uma vez que os ocupantes da área decidiram deixar o local de forma pacífica, não sendo necessária a intervenção dos policiais militares e civis presentes. Para o major Phelipe Lira, comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Arrais (1ª CIPM), e responsável pela ação, o emprego da aeronave da SSP-TO foi de suma importância no sentido de desestimular os invasores a oferecer qualquer tipo de resistência e tentar permanecer na área ocupada.

“Ao perceber a aproximação do helicóptero do Ciopaer, as pessoas que estavam ocupando o local recuaram, o que tornou mais fácil e seguro o trabalho policial”, relatou o major. A ação de reintegração de posse, também contou com a efetiva participação de policiais civis da Delegacia de Arraias, comandados pela delegada Melicia Ganzaroli de Ávila e também pelo delegado Ronaldo José Fais.

A delegada ressaltou a importância da união e integração das forças policiais para o sucesso da ação. De acordo com ela, uma ação dessa magnitude requer muito planejamento e coordenação para que o objetivo seja alcançado e sem colocar em risco à integridade física de nenhum dos envolvidos, seja policial ou qualquer outra pessoa que esteja no local, e desse modo, todas as precauções foram tomadas, no sentido de garantir a segurança de todos.

A reintegração de posse também foi acompanhada por oficial de justiça e deve ser finalizada até esta sexta-feira, quando todos os ocupantes deixarem o local.