Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Gestores da Sics e Seagro/Ruraltins estiveram reunidos para discutir este e outros projetos de fomento ao agronegócio

Gestores da Sics e Seagro/Ruraltins estiveram reunidos para discutir este e outros projetos de fomento ao agronegócio Foto: Flávio Cavalera

Foto: Flávio Cavalera Gestores da Sics e Seagro/Ruraltins estiveram reunidos para discutir este e outros projetos de fomento ao agronegócio Gestores da Sics e Seagro/Ruraltins estiveram reunidos para discutir este e outros projetos de fomento ao agronegócio

A pauta da reunião desta quinta-feira, 25, foi o lançamento oficial do Censo da Piscicultura no Estado do Tocantins e outras ações conjuntas envolvendo pastas diversas do Governo. Participaram da reunião, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, e o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Thiago Pereira Dourado.

Também participaram do encontro Marcondes Martins, gerente de Sistemas Produtivos da Sics, José Aníbal Lamattina, vice-presidente do Ruraltins, Kin Gomides, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural e Andrey Costa, gerente de Pesca e Aquicultura.

Com orçamento em torno de R$ 350 mil, com recursos oriundos do Fundo de Desenvolvimento Econômico e aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE), o projeto utilizou técnicas de mapeamento remoto seguido de conferência ‘in loco’, o que reduziu os custos operacionais em cerca de 50% e otimizou o tempo de realização.  

Os dados são de 2018, mas reúnem informações inéditas sobre as propriedades, produção e produtos. “O documento traz dados científicos importantes sobre a cadeia produtiva tocantinense”, pontuou Thiago Pereira.

“Vamos levar ao governador Mauro Carlesse o resultado desse trabalho e disponibilizar estas informações à sociedade, como forma de estímulo aos novos empreendimentos agroindustriais”, completou Tom Lyra.