Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação São 2.362 mil kits com materiais escolares que beneficiarão todos os alunos das 8 escolas São 2.362 mil kits com materiais escolares que beneficiarão todos os alunos das 8 escolas

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promove o retorno das aulas não presenciais, nessa quarta-feira, 1º de julho, para os mais de 2,3 mil alunos, da Rede Municipal da Educação de Guaraí, nas 8 escolas do município.

A novidade para o retorno das aulas, além de não presenciais, são os mais de 2,3 mil kits com atividades pedagógicas e materiais escolares que estão sendo entregues aos pais.

“Material escolar para crianças é poesia. São seus instrumentos de trabalho estudantil, próprio de sua idade, bem como de lazer, nos momentos de devaneios e criatividade infantil. Toda criança, desde seus primeiros anos de vida, rabisca, desenha, pinta, escreve, recorta, cola. Monta seu livro de conhecimentos e seu castelo de sonhos. Proporcionar-lhe o material de que ela precisa, para estudar, é garantir-lhe o direito e o acesso à educação de qualidade, bem como a inclusão social de alunos de famílias de baixa renda, que estudam na rede municipal da educação de Guaraí”, disse a prefeita Lires Ferneda.

Entrega dos kits

São 2.362 mil kits com materiais escolares que beneficiarão todos os alunos das 8 escolas, urbanas e rurais, da Rede Municipal da Educação. O investimento foi de 294 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Guaraí – Fundo Municipal de Educação.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Sebastião Mendes, foi feito um cronograma, pelas unidades educacionais, para a entrega dos kits pedagógicos com atividades e materiais escolares, que iniciou nesta segunda-feira, 29. “Os pais podem ficar tranquilos, pois as escolas estarão avisando pelos grupos de Whatsapp, ou pelos meios utilizados pelas equipes, no caso das famílias que não possuem acesso à internet”, explicou.

O kit pedagógico contém caderno, lápis, borracha, lápis de cor, apontador, giz de cera, régua, cola, tesoura e caneta.

“Quando os alunos têm seus kits organizados, facilita o trabalho pedagógico dos professores na operacionalidade das tarefas. Ambos, alunos e professores são favorecidos”, frisou Lires Ferneda.

Plano pedagógico

O plano de retomada das aulas não presenciais foi pensado criteriosamente para os alunos da zona rural. Os veículos da Secretaria da Educação estarão levando até as casas dos alunos, das escolas rurais, as atividades pedagógicas.

Para os alunos das escolas urbanas, caso não possuam acesso à internet, as escolas vão disponibilizar um calendário para os pais buscarem as atividades nas unidades educacionais.

No geral, as escolas estarão disponibilizando atividades impressas para todos os alunos da Rede Municipal da Educação.

Salas de apoio virtual

Na zona rural, o material de apoio estará disponibilizado em uma plataforma digital. As famílias que não possuem acesso à internet, a escola disponibilizará computadores, em uma sala da unidade educacional, e os pais contarão com o apoio dos tutores. Tudo será realizado com agendamento prévio e medidas de segurança para higienização da sala de acesso à internet.

Grupos de Whatsapp para cada turma de alunos

Os pais poderão entrar em contato com os professores, colocar suas dúvidas e os educadores produzirão vídeos explicativos para publicação nos grupos de pais.

Formação em práticas de ensino não presenciais

Os professores da Rede Municipal da Educação de Guaraí participaram de uma formação em práticas de ensino não presenciais. A iniciativa teve o objetivo de apoio ao projeto de retomada das aulas, além do conhecimento, preparação e elaboração de atividades remotas para oferta do ensino e aprendizagem via recursos de mídia.

Foram ministradas domínio de ferramentas necessárias para aulas digitais.

Início das aulas (quarta-feira – 1º de julho)

Escola Luiz de Camões (Setor Nova Querência)

Escola Sossego da Mamãe (Avenida Tiradentes)

Escola Leôncio de Sousa Miranda (Setor Pestana)

Centro Municipal de Educação Infantil Aquarela (Setor Canaã)

Escola Núcleo São Miguel (Comunidade rural Canto da Vazante)

Escola Municipal Núcleo Euclides da Cunha (zona rural de Beira do Rio)

Escola JK (Setor Aeroporto)

Escola Professora Maria do Socorro (Setor São Luiz)