Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Sérgio Papa é o novo presidente da Fejet após licenciamento de Ton Pacheco

Sérgio Papa é o novo presidente da Fejet após licenciamento de Ton Pacheco Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Sérgio Papa é o novo presidente da Fejet após licenciamento de Ton Pacheco Sérgio Papa é o novo presidente da Fejet após licenciamento de Ton Pacheco

Devido ao licenciamento do até então presidente da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), Georgton Thomé Bujar Moura Pachêco, que concorre, como pré-candidato, ao cargo de vereador do município de Palmas, a entidade, agora, é presidida pelo kodansha Luiz Sérgio Papa. O início de mandato de Sérgio Papa se deu nessa quarta-feira, 1º julho, conforme ofício encaminhado para a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) informado sobre o licenciamento do também kodansha Ton Pacheco.

A troca na presidência segue o que preconiza o artigo 1º, inciso II da Lei Complementar nº 64/90, visto que Ton Pacheco não pode ocupar a função enquanto pré-candidato a cargo na Câmara Municipal da capital tocantinense. Antes vice-presidente e coordenador de arbitragem da Fejet, função esta que ainda exerce, Sérgio Papa fala sobre a missão recebida.

“Esta é uma responsabilidade grande que assumo, mas com a maior tranquilidade possível, pois o Sensei Ton Pacheco me entregou uma Federação totalmente organizada, com as contas e os relatórios em dia. Agora, me cabe apenas dar prosseguimento à excelente gestão que ele vem fazendo ao longo dos últimos anos. Eu desejo sorte a ele nas eleições; com a experiência que possui, certamente a população palmense no geral, e não só a praticante de esportes, ganhará muito com ele como vereador”, enfatiza o atual presidente da Fejet.

Retomada das atividades

De acordo com Sérgio Papa, como a pandemia do novo coronavírus ainda não foi controlada, sendo mantidas as medidas preventivas em todo o País, as atividades presenciais do Judô não têm previsão de ocorrer.

“Apesar de algumas atividades esportivas comerciais já terem iniciado o retorno, os esportes de luta, como o Judô, seguem sem perspectiva de retomada dos treinos e das competições, até porque eles remetem a uma proximidade muito grande entre os atletas, o que não é adequado para o momento. Por isto, antes de tudo, a Fejet segue atenta às orientações dos órgãos competentes de saúde e aguardando, também, as diretrizes que venham a ser apresentadas pela FIJ [Federação Internacional de Judô] e pela CBJ, visto que o mais importante é garantirmos a integridade de todos os judocas”, esclareceu.

Por fim, o Sensei Papa ressalta que o isolamento social e a impossibilidade dos treinamentos presenciais não têm impedido os judocas de se manterem em aprimoramento físico e mental.

“Esta pandemia tem nos trazido muitas complicações, porém, muitos aprendizados também. E um deles é otimização do uso dos aparatos tecnológicos. Desta maneira, os líderes de equipe têm promovidos treinos por videoconferência, o que ajuda muito na manutenção da forma física e no crescimento técnico. Além disto, a CJB tem realizado atividades de estudo para toda a equipe de arbitragem, com exercícios online. Ou seja: as atividades presenciais estão paradas; nós, não”, afirmou Sérgio Papa.