Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Marcos Sandes Prova foi realizada no antigo Tiro de Guerra, localizado no Setor Tecnorte Prova foi realizada no antigo Tiro de Guerra, localizado no Setor Tecnorte
  • Foram realizados testes rápidos para covid-19 em todos os candidatos, aferindo 29 candidatos positivo para a doença

Foi realizado sábado e domingo, 4 e 5, os testes de aptidão física (TAF) para candidatos ao cargo de Guarda Municipal do Concurso Público de Araguaína. Foram convocados 275 pré-selecionados que tiveram maior pontuação da prova objetiva e 211 compareceram. Os 40 melhores colocados serão chamados para o curso de formação e os demais que forem considerados aptos integrarão o cadastro reserva.

Os candidatos vieram de seis estados, além do Tocantins, para fazerem a prova no antigo Tiro de Guerra, no Setor Tecnorte. O sonho de trabalhar na segurança pública trouxe para Araguaína o concurseiro Cassio Matos, de 26 anos, que é agricultor e estudante em Santo Antônio do Tauá, município paraense próximo a capital Belém, há mais de 800 km. “Eu já tinha vindo aqui uma vez e quero muito morar, agora vou torcer para dar certo”, afirmou.

Treino adaptado

Mesmo durante a pandemia, a araguainense Carla de Almeida, 30 anos, que é segurança freelancer, deu um jeito de treinar em casa. “Fui melhor do que eu imaginava. Treinei nos últimos três meses e a pandemia não atrapalhou porque, em casa, eu fiz exercícios de cárdio, que ajudou muito aqui na prova”, contou.

Organização aprovada

Carlos Ferreira, 34 anos, que é eletricista em Marabá, no Pará, veio em busca de estabilidade financeira e aprovou a organização da prova. “Foi tudo excelente, desde a aplicação da prova, a atenção dos fiscais que demonstraram como era o exercício certo para ser validado, o cuidado do pessoal da saúde, enfim, foi diferente”, destacou.

Segurança da prova

Várias medidas sanitárias foram tomadas para garantia de segurança dos candidatos contra o coronavírus. Logo no portão de entrada, eles tiveram a temperatura medida com um termômetro digital infravermelho, higienização das mãos com álcool 70% e disponibilização de máscaras descartáveis.

Os equipamentos utilizados para realização das provas físicas, como barras e os colchonetes, foram devidamente higienizados a cada uso e o ambiente teve sanitização constante.

Teste para covid-19

O TAF também teve acompanhamento de equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal da Saúde. Foram realizados testes rápidos para covid-19 em todos os candidatos, aferindo 29 candidatos positivo para a doença. Esses foram encaminhados ao atendimento médico no local e retirados do recinto.

“Os candidatos testados positivo para covid-19 não serão prejudicados e nós divulgaremos uma nova data, ainda neste mês de julho, para eles realizarem o TAF. Além disso, toda documentação requerida será válida até a próxima oportunidade”, explicou a secretária da Administração e presidente da Comissão do Concurso, Rejane Mourão.

O concurso

Ao todo foram mais de 30 mil candidatos inscritos no concurso público realizado pela Prefeitura de Araguaína nos dias 14 e 15 de março deste ano. Foram oferecidas 581 vagas distribuídas em diversos cargos, obtendo um comparecimento de 17% dos inscritos no dia da prova escrita, um número considerado baixo diante da média nacional que é de 22%.