Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Diretora regional de Guaraí em encontro de mobilização para o PGE Diretora regional de Guaraí em encontro de mobilização para o PGE

Lançado para valorizar iniciativas inovadoras e que tenham apresentado resultados de sucesso para a educação, o Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020 segue com inscrições abertas até o dia 15 de agosto. Podem se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Para participar, a equipe escolar deve preencher o cadastro da escola no site www.premiogestaoescolar.com.br, enviando relato de experiência sobre as soluções encontradas pela escola para a continuidade das atividades escolares durante o distanciamento social. Além do relato, a escola deve cadastrar elementos que comprovem as ações, como vídeos e fotos, para enriquecer a sua proposta.

O Prêmio é organizado pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), em conjunto com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A edição deste ano do PGE tem como coordenadora a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.

Diante da pandemia do novo coronavírus, a organização do PGE propôs uma edição especial para este ano, que visa reconhecer as iniciativas das escolas no sentido de encontrar soluções para manter o vínculo com os estudantes mesmo com as medidas de afastamento social.

Para divulgar a proposta da premiação, as Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão mobilizando os gestores escolares. Na DRE de Guaraí, foi realizada uma reunião online, nesta segunda-feira, 6, com os diretores de escolas, secretários municipais de Educação, além de coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais dos oito municípios que compõem a Regional.

“A reunião teve como objetivo mobilizar e potencializar as inscrições das escolas públicas no Prêmio. É uma edição especial nesse momento de pandemia e merece todo o reconhecimento das boas práticas das nossas escolas”, destacou a diretora Regional de Educação de Guaraí, Ruthcleia Pereira de Sousa Lopes.

Uma das novidades do prêmio neste ano é que além do diretor escolar, serão premiados o coordenador pedagógico e quatro professores que formam as equipes escolares.

O Prêmio

Realizado desde 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. Nessas duas décadas, cerca de 40 mil inscrições de escolas foram registradas e mais de 8 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos diretores inscritos.

Parceiros

São apoiadores do Prêmio Gestão Escolar 2020 Conselho Britânico, Bett Brasil, Fundação Itaú Social, Fundação Itaú para Educação e Cultura, Fundação Roberto Marinho, Fundação Santillana, Instituto Natura, Ministério da Educação, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).