Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Aldeia Salto do povo Xerente, localizada em Tocantínia

Aldeia Salto do povo Xerente, localizada em Tocantínia Foto: Karoline Bonfim

Foto: Karoline Bonfim Aldeia Salto do povo Xerente, localizada em Tocantínia Aldeia Salto do povo Xerente, localizada em Tocantínia

Após o surto da covid-19, do novo coronavírus Sars-Cov-2, entre índios das aldeias de Formoso do AraguaiaTO, no sul do Estado, agora casos também foram confirmados em Tocantínia/TO, entre o povo da etnia Xerente, a apenas 85 km de Palmas/TO. Segundo o chefe da Funai na região, Paulo Carlos Xerente, no último levantamento realizado nesta terça-feira, 7, foram confirmados 19 casos de pessoas indígenas com covid-19 nas aldeias da reserva.

Dos 19 indígenas contaminados, 2 estão hospitalizados. Os demais, de acordo com Paulo Xerente, estão isolados em uma casa de apoio que foi montada em uma escola dentro da reserva indígena. “Os dois hospitalizados com bom estado de saúde. Os demais não precisaram de internação até agora, estão isolados na casa de apoio e sendo acompanhados por equipe de saúde”, informou o chefe da Funai. Há ainda 70 casos notificados; outros 48 foram descartados.

Segundo o líder indígena, ainda não se sabe como o vírus chegou às aldeias, e há dificuldade para manter a comunidade sob controle e evitar a propagação da doença. “Alguns se importam e mantêm o isolamento, mas outros não se preocupam com as recomendações”, relata Paulo Xerente.

De acordo com o Chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena do DSEI Tocantins, Luscleide Nazareno Mota, os indígenas infectados estão com sintomas leves. “Eles são orientados a ficar em isolados em casa inicialmente. Se os sintomas piorarem, eles são direcionados à casa de apoio. Em casos graves, o hospital de referência fica em Miracema”, informou.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que auxilia nos atendimentos aos indígenas dentro de sua rede SUS, na Atenção Básica nos municípios e na rede hospitalar de gestão estadual, garantindo assistência de média e alta complexidade necessária aos atendimentos relativos à Covid-19.