Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A covid-19 fez a primeira vítima fatal entre os povos indígenas do Tocantins. Faleceu na noite desta última quinta-feira, 9, um homem da etnia Javaé, da Aldeia São João, que fica na região de Formoso do Araguaia/TO. O nome da vítima é Juraci Javaé. Ele tinha 79 anos, era pai do ex-vereador Darci Javaé e foi fundador da aldeia onde morava.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pelo Distrito Sanitário Especial Indígena do Tocantins (DSEI), há 65 casos confirmados do novo coronavírus entre os javaés de Formoso do Araguaia; e ainda 161 casos suspeitos; 18 descartados e 42 recuperados.

Há ainda 35 casos confirmados de coronavirus entre os xerentes de Tocantínia; 55 descartados e 6 suspeitos. Na região norte do Estado, em Tocantinópolis, há 2 casos confirmados em índios da etnia Fulniô – uma etnia do nordeste que migrou para a região.

No total, de acordo com os dados do DSEI Tocantins, são 358 casos notificados; 165 suspeitos; 102 confirmados; 81 descartados; 48 recuperados; e 1 óbito por coronavírus entre indígenas tocantinenses. Os dados são desta quinta-feira. O DSEI contabiliza apenas casos entre índios que vivem nas aldeias, excluindo das estatísticas aqueles que vivem nas zonas urbanas.

Boletim epidemiológico do DSEI do Tocantins de quinta-feira, 9.