Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Músicos portuenses cantam Moraes Moreira na abertura oficial da 39ª Semana da Cultura digital

Músicos portuenses cantam Moraes Moreira na abertura oficial da 39ª Semana da Cultura digital Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho Músicos portuenses cantam Moraes Moreira na abertura oficial da 39ª Semana da Cultura digital Músicos portuenses cantam Moraes Moreira na abertura oficial da 39ª Semana da Cultura digital

Direto do Palco Antista do Acordeon, no Centro de Convenções Vicente Alves de Oliveira, comandante Vicentão, a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, abriu oficialmente a 39ª Semana da Cultura e a 3ª Flip – Feira Literária Portuense, 100% digital, dentro do Projeto Porto Verão 2020. Os eventos acontecem até o dia 13 de julho na plataforma http://verao.portonacional.to.gov.br/.

Iniciando, digitalmente, o maior evento cultural, intelectual e literário do Estado do Tocantins e da Região Norte do país, no Espaço Carlos Drummond de Andrade, os artistas Luiz Burugudu, Everton dos Andes, Mestre Nona e Márcio Bello fizeram a apresentação musical “Tributo a Moraes Moreira”.

O também músico, Hugo Magno Bonfim tocou e encantou os internautas ao interpretar os Hino Nacional e de Porto Nacional, e o Samba ACATO, no sax. O artista faz parte da Banda de Música Mestre Adelino, da Guarda Municipal.

Em seguida, no palco de honra, a entrega da Comenda Dr. Francisco Ayres da Silva a 19 personalidades portuenses que fizeram história e muito acrescentaram para o desenvolvimento do Município. São eles: Aderson da Silva Costa, Alice Matutino de Alencar, Alvimar Divino Mariano, Brasilina Batista Lira, Carmelina da Cunha Lima, Deodora Aires de Macedo, Francisco Silva Ferreira, Helvécio Coelho Rodrigues, Irmã Edila Maria Tavares dos Santos, Izacarias Maia Leite, Jan Macedo Teixeira, José Rodrigues de Souza, Laurena Aires Gomes, Maria Francisca Guimarães, Moisés Mecenas Barboza, Nereu Macedo de Freitas, Rosane Balsan, Sebastião Fontoura Filho e Raimundinho Eduardo Evangelista.

Depois, o ator e diretor Cícero Belém interpretou, online, o poema “As Sem – Razões do Amor”, de Carlos Drummond de Andrade. E a presidente do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Larisse Peixoto, online direto de Brasília, deu as boas-vindas ao grande evento virtual, agradeceu o convite para a participação do Instituto e parabenizou a Prefeitura de Porto Nacional por busca se reinventar, em tempos de pandemia.

"Destaco a importância do Projeto Porto Verão 2020 - 100% Digital, que esse ano se reinventou. É um espaço de troca e diálogo, que coloca a cultura portuense no foco das discussões, valorizando suas características, personagens e espaços. Para o IPHAN é uma grande oportunidade poder integrar essa grande festa da cultura local, discutindo o papel da instituição, dialogando não só com o poder público local, mas com a comunidade, para que todos compreendam que a missão é proteger e promover o patrimônio cultural brasileiro", disse.

Um vídeo com a apresentação cultural: Jalapão, do artista plástico Otoniel Fernandes Neto e do músico Juraildes da Cruz foi apresentado aos internautas.

Finalizando a primeira live do dia, o escritor e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dr. Odair Giraldin, ministrou a palestra tema da 39ª Semana da Cultura “Porto Nacional: Pontes entre o Passado e o Futuro”.

Na oportunidade, o autor lançou três obras: A (Trans) formação Histórica do Tocantins, da editora UFG; Cayapó e Panará - Luta e Sobrevivência de um Povo Jê no Brasil Central, da editora UNICAMP e Pinturas Corporais Apinajé, da editora EDUFT.

Acompanhe diariamente, até o dia 31 de julho, toda a programação através da plataforma http://verao.portonacional.to.gov.br/.