Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em busca da emissão do primeiro Selo Artesanal para queijos no Estado do Tocantins, produtores rurais da agroindústria de laticínio da região Serra da Lopa, do município de Barrolândia, reuniram-se nessa quinta-feira, 9, com o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Dourado. O laticínio para produção de queijo está em funcionamento e já possui o Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.), que é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal. 

Segundo os produtores, uma nova etapa se inicia por meio do registro junto à Agência de Defesa Agropecuária (ADAPEC) para obtenção do selo artesanal e ser comercializado em todo o Estado.

A agroindústria localizada na Fazenda Canto Cerrado, do proprietário Geraldo Machado, produz atualmente uma média de 200 litros de leite, produzindo 20 queijos diariamente. A produção é comercializada em feiras livres do município e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para o secretário da Seagro, Thiago Dourado, os incentivos às agroindústrias no Estado estão sendo apoiados por meio de ações conjuntas com os produtores. “O Selo Artesanal é mais uma ferramenta importante na agricultura familiar, gerando plataforma na agregação de valores dos produtos de origem animal, em específico a produção de queijo para comercialização. Temos também o incentivo à emissão do Selo Arte para produtos artesanais de origem animal e vegetal, sendo um novo conceito que vai desde a produção, processamento e a comercialização dos produtos”, destacou.

O secretário de Agricultura do município de Barrolândia, James Lages, presente na reunião, destacou que a Secretaria é parceira nesta atividade produtiva e apoia os agricultores familiares. “Acreditamos que o selo agrega mais valor ao queijo e é importante para os produtores da região comercializar seus produtos. O município já possui muitos projetos de agroindústria de origem animal e vegetal”, citou.

O Estado do Tocantins conta com cerca de 59 pequenos laticínios com o S.I.M. distribuídos em 22 municípios, e muitos destes poderão se inspirar neste caso de sucesso de Barrolândia e buscar também o Selo Artesanal. “O que será oferecido ao consumidor é um produto com muito sabor e qualidade certificada”, afirma a engenheira de alimentos da Seagro, Verônica França.

A Seagro, por meio de sua Gerência de Fomento à Agroindústria será parceira dos produtores na elaboração dos programas de autocontrole bem como auxiliar em todos os caminhos até a obtenção do Selo Artesanal.

Selo Artesanal

O Selo Artesanal faz parte da Instrução Normativa Nº 06, publicada pela ADAPEC no dia 16 de junho do corrente ano. Esta Normativa Estadual aprova as normas técnicas sanitárias para indústrias artesanais de Leite no estado do Tocantins, materializada por meio do Selo Artesanal.