Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foram lançadas na tarde deste último sábado, 11, um total  de 72 obras literárias de 42 escritores do Tocantins e da Bahia durante a 3ª Flip 100% digital, organizada pela Prefeitura de Porto Nacional/TO. Os nomes dos escritores e das obras estão na plataforma digital http://verao.portonacional.to.gov.br/, no link 39ª Semana da Cultura. A programação virtual do Projeto Porto Verão 2020 segue até o dia 31 de julho. Acompanhe a participe!

As apresentações culturais também evidenciaram o Café Literário Moraes Moreira, como “Liberdade, Liberdade, liberdade!, do jornalista, poeta, articulista e escritor, Brasilmar Nascimento, de Brasília-DF; o teatro de fantoches “Razão e Emoção: A Fáuna Portuense e as Atitudes Humanas na Pandemia”, preparado pela Secretaria Municipal da Educação; e a “Arte Rupestre Indígena”, da artista plástica de Boa Vista-RR, Petita Brasil.

A jornalista Marimar Aiala ministrou, online, a palestra “A Transição Planetária e a Nova Era da Humanidade – Uma Abordagem Científico-Filosófica e Religiosa.

“Patativa do Assaré: Histórias e Poesias” foi contada pelos profissionais da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Ailton Gonçalves e Deusina Ribeiro. Patativa do Assaré (1909-2002) foi poeta e repentista brasileiro. Um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX. Com uma linguagem simples, porém poética, retratava a vida sofrida e árida do povo do sertão. Se projetou nacionalmente com o poema "Triste Partida" em 1964, musicado e gravado por Luiz Gonzaga. Seus livros, traduzidos em vários idiomas, foram tema de estudos em Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.

Encerrando a programação da tarde, o monsenhor Jones Pedreira, que é escritor e integrante da Academias de Letras e Artes de Porto Nacional (Alaporto) falou sobre cada um de seus livros, sete no total. São eles: Espírito Santo, o Próprio Deus, da categoria Religioso Doutrinal; Romaria do Senhor do Bonfim, da categoria Religioso Histórico; Pedra do Fuxico, da categoria Contos Regionais; Louvemos o Senhor e Coração de Jesus, da categoria Cânticos Católicos; Porto Nacional em Rimas, da categoria Histórico; Novenas e Devocionários Religiosos; e Rezas e Benditos.

Projeto Porto Verão – 100% Digital, inédito no Tocantins e na Região Norte do País, único evento cultural, intelectual e literário transmitido virtualmente.

Inauguração

Na segunda-feira, 13, a Prefeitura de Porto Nacional devolverá à comunidade portuense a Biblioteca Municipal Eli Brasiliense. O prédio sede foi totalmente revitalizado e todo seu acervo, cuidadosamente e profissionalmente, higienizado e restaurado.