Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Emerson Silva/Manoel Jr/Thiago Sá O município é uma das referências culturais, turísticas e econômicas do Estado O município é uma das referências culturais, turísticas e econômicas do Estado

Porto Nacional, comemora nesta segunda-feira, 13, 282 anos de história e 159 de emancipação política. Conhecida como Capital Cultural do antigo Norte Goiano – e consequentemente do Tocantins -, o município já foi muito maior em território, incluindo a área hoje pertencente à capital tocantinense, Palmas, distante 52 km, e outros municípios de seu entorno. Também foi pioneira na imprensa regional e a primeira localidade a receber um veículo motorizado.

Outra particularidade é a Catedral Nossa Senhora das Mercês, única no Estado a projetada em pedra e tijolos, no estilo românico de Toulouse, França (região de origem dos freis construtores, da Ordem Dominicana).

A Catedral domina a paisagem do centro histórico portuense que, em 2008 foi tombado como patrimônio histórico nacional. Ao todo, a área delimitada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abrange cerca de 250 edificações, incluindo o Seminário São José, a Prefeitura Velha, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, o Prédio do Abrigo João XXIII, casarões particulares, conjuntos de ruas, largos e praças.

Turismo e cultura

Além de ser reconhecida pelo patrimônio material e imaterial, Porto Nacional também é um dos destinos turísticos de praia e sol do Tocantins. Integra a Região Turística das Serras de Lago, sendo que sua praia original deu origem a duas praias artificiais e permanentes, em Porto e Luzimangues, criadas a partir do enchimento do Lago de Palmas.

Neste ano, em função das medidas de contenção do novo coronavírus (covid-19), dois tradicionais eventos que ocorrem nesta época do ano, 9ª Semana da Cultura e a 3ª Feira Literária Portuense (Flip), bem como a programação do Projeto Porto Verão 2020 ocorrem em formato 100% digital. Os eventos acontecem na plataforma http://verao.portonacional.to.gov.br/.

“Porto Nacional é uma das nossas referências culturais, além de se destacar no turismo e na geração de emprego e renda, em função de seu parque industrial em crescimento. O município é um orgulho para nós, tocantinenses”, afirmou o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra.