Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Serão disponibilizadas 1.200 doses da vacina para a ação

Serão disponibilizadas 1.200 doses da vacina para a ação Foto: Marcos Filho

Foto: Marcos Filho Serão disponibilizadas 1.200 doses da vacina para a ação Serão disponibilizadas 1.200 doses da vacina para a ação

A Secretaria Municipal da Saúde fará nessa quarta-feira, 15, nova vacinação no modelo drive thru para aumentar a cobertura vacinal contra a influenza. A ação será no Parque de Exposições de Araguaína, das 13 às 18 horas e devem participar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas de 55 a 59 anos que ainda não estão imunizados contra a gripe.

O atendimento dentro dos veículos é para evitar a aglomeração de pessoas nas unidades básicas de saúde (UBS), diminuindo as chances de contágio do coronavírus (covid-19).

“Estamos proporcionando mais essa oportunidade para as pessoas desse público-alvo que menos procurou a vacina no período de campanha. Acreditamos que muitos tiveram receio de ir até as UBS em função do aumento dos casos da covid-19, por isso decidimos dar a opção do drive thru”, explicou a coordenadora municipal de Imunização, Samila Braga.

Serão disponibilizadas 1.200 doses da vacina para a ação dessa quarta-feira. Para a vacinação a pessoa precisa levar o cartão de vacina e um documento com identificação.

Números atualizados

Até agora, de acordo com os dados da Secretaria da Saúde do Município, 38.051 pessoas de todos os grupos da campanha foram vacinadas. Segundo o levantamento, muitos grupos prioritários alcançaram menos de 50% da meta de vacinação, como o de crianças de seis meses a menores de seis anos, as mulheres no pós-parto até 45 dias, que teve uma procura em torno de 41%.

14 mil doses contra influenza estão disponíveis nas 15 unidades básicas de saúde da cidade, que continuarão atendendo os grupos prioritários para alcançar a meta de 90% de vacinação.

“Nós tivemos uma excelente adesão logo no início da campanha, principalmente pelos idosos e profissionais da saúde, tanto que desses grupos prioritários conseguimos passar de 100% da cobertura. Esperamos que as demais pessoas aproveitem essa oportunidade e busquem a vacina que é muito importante, já que a influenza é também uma doença grave”, disse a coordenadora de imunização.

Público-alvo

Todas as pessoas que se enquadram dentro dos grupos prioritários, que não receberam a imunização, ainda podem vacinar. Na lista estão os idosos e trabalhadores da Saúde; motoristas de transporte coletivo; indígenas; jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis; presos e funcionários do sistema prisional. 

Além de crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; pessoas com deficiências; mulheres no pós-parto até 45 dias; adultos de 55 a 59 anos e professores das redes pública e privada.

Locais de vacinação

UBS Avany Galdino da Silva (Rua Gonçalves Lêdo, nº 1.217 - São João);
UBS Bairro de Fátima (Rua Padre Anchieta, s/nº, Bairro de Fátima);
UBS Couto Magalhães (Avenida Perimetral, s/nº, Setor Couto Magalhães);
UBS Dr. Dantas (Rua CE, quadra 22, lote 1, Setor Jardim Costa Esmeralda);
UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito (Rua A esquina c/ Rua L, Vila Aliança);
UBS José Ronaldo Pereira da Costa (Rua 09, quadra 1, lote 1, Setor Dom Orione);
UBS Lago Azul (Avenida Araguaia, quadra 4, lote 02, Parque do Lago);
UBS Manoel dos Reis Lima (Rua das Hortências, nº 46, Setor Jardim das Flores);
UBS Manoel Maria Dias de Brito (Rua dos Ingaxixes, quadra 28, lote 1, Setor Cimba);
UBS Nova Araguaína (Rua 19, s/nº, Setor Nova Araguaína);
UBS Novo Horizonte (Avenida Araguaia, s/nº, Novo Horizonte);
UBS Palmeiras do Norte (Rua das Camélias, nº 1055, Setor Palmeiras do Norte);
UBS Ponte (Rua Joaquim Caboclo, s/nº, Setor Ponte);
UBS Senador Benedito Vicente Ferreira – (Rua 07, nº 07, Setor José Ferreira);
UBS Setor Barros (Avenida Bernardo Saião, nº 1082, Setor Barros).