Em função do isolamento social, provocado pela pandemia do coronavírus, os consumidores mudaram a sua forma de comprar: estão cada vez mais usando a internet. No Estado do Tocantins não é diferente: em junho de 2020, o setor faturou R$ 36,7 milhões. Ao comparar com o mesmo período do ano passado, o aumento foi expressivo, 84% (R$ 19,9 milhões). Os dados são do estudo do Movimento Compre & Confie. Outro dado relevante do estudo na região foi a quantidade de pedidos realizados: 62,8 mil, crescimento de 72,4% em relação a junho de 2019 (36,4 mil pedidos).
Para quem deseja ingressar no setor, pode participar do Ciclo MPE, palestras gratuitas e online promovidas pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O próximo evento será 23 de julho, das 9h às 17h. Os interessados devem se inscrever pelo site http://www.ciclo-mpe.net. Os inscritos receberão o link de acesso à sala do evento por e-mail e, através da plataforma digital, poderão tirar as dúvidas e receber mentorias em tempo real.
"O nosso propósito é oferecer a capacitação e ampliar o conhecimento de quem pretende investir em um novo negócio. A oportunidade é excelente para quem perdeu o emprego nesse período de crise, para pessoas que buscam novos desafios, ou até mesmo quem deseja ampliar a renda, ou seja, o evento traz benefícios para diferentes públicos", afirma Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE.
Os participantes poderão aprender como planejar uma loja virtual, como transformar visitantes em consumidores, sobre logística e marketing digital. "Além de apresentar todo o conteúdo teórico, também ensinamos a montar uma loja virtual na prática", declara Renata.
Para a coordenadora, antes de abrir um e-commerce, é fundamental que o empreendedor faça uma avaliação para identificar como é o mercado de Tocantins e como se comporta o consumidor.
Outros dados do Movimento Compre & Confie revelam como é o comportamento do consumidor local: em junho, 52,1% das compras virtuais foram feitas por mulheres, já os homens, representaram 47,9%. Neste mesmo período, o valor do tíquete médio das compras foi de R﹩ 584,40.
Entre os cinco segmentos que mais faturaram estão: telefonia (25,4%); informática e câmeras (11,4%); eletrodomésticos e ventilação (11,1%); entretenimento (10,1%); e moda e acessórios (9,1%).
O Ciclo MPE está em sua 17ª edição e conta com o patrocínio máster dos Correios e do Governo Federal, além do patrocínio da Loja Integrada.