Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação Fotos enviadas por moradores Fotos enviadas por moradores

Moradores de Palmas cobram posicionamento quanto à infraestrutura e segurança de praças públicas em quadras residenciais da Capital. Segundo relatos, algumas praças apresentam insegurança por falta de iluminação pública, o que possibilita ação de criminosos.

Segundo a moradora da Quadra 106 Norte, Letícia Rocha, ela sente medo ao passar pela praça da quadra quando volta do trabalho, pois o local apresenta mato alto e quase nenhuma iluminação o que a deixa apreensiva quanto a possibilidade de assaltos. “Antes da pandemia as pessoas até usavam o local para caminhar, mas agora o movimento é praticamente zero”, comentou.

Ainda segundo Letícia, ela reside na quadra há três anos e todo ano é a mesma coisa. “Depois que a gente procura a imprensa, eles veem cortam o mato e prometem que vão reformar a praça, mas depois não dá em nada”.

Na parte sul da cidade a situação não é diferente. A praça da Quadra 1.203 Sul também está há pelo menos um ano abandonada de acordo com a moradora, Gleyce Barbosa. A moradora relata que em janeiro foi solicitada junto à Prefeitura de Palmas as obras de manutenção da praça.  

Na ocasião a prefeitura respondeu que as obras seguiam um calendário de execução e que as obras da 1.203 Sul estavam previstas para acontecer no primeiro semestre deste ano. Porém, de acordo com Gleyce, até o momento nenhuma ação foi feita.

Prefeitura 

A reportagem do Conexão Tocantins entrou em contato com a Prefeitura de Palmas para solicitar esclarecimentos quanto a reforma e construções de novas praças da Capital.

A Prefeitura informou que recentemente foi revitalizada a praça da Arse 82 e atualmente estão em execução os serviços nas praças das Arses 22, 81 e 111, Arno 41 e Arso 31 e também será iniciada a construção da praça da Arne 64.

Foi informado também que será enviada uma equipe da Superintendência de Obras Civis da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) nas quadras Arne 12 (106 Norte) e na Arso 121 (1.203 Sul) para fazer o  levantamento das necessidades dos espaços públicos. 

A Prefeitura de Palmas esclarece também que as praças passam por manutenção dos aparelhos e limpeza regularmente, e que na última semana as quadras 106 Norte e 1.203 Sul receberam os serviços da Superintendência de Serviços Públicos da Seisp. Ressalta ainda que todos os espaços públicos de lazer na Capital possuem iluminação e as trocas de lâmpadas podem ser solicitadas por telefone, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.