Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Caddeiras de espera no pátio da sede do Detran em Palmas; foto foi tirada em março, no início da pandemia (Foto: Félix Carneiro)

Desde que a pandemia de covid-19 começou no Tocantins, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) adotou um sistema de agendamento de atendimentos aos usuários por telefone. Antes de se dirigir à ciretran que deseja realizar o serviço, o usuário deveria ligar e marcar data e horário para atendimento. O objetivo dessa medida seria evitar aglomerações e, consequentemente, a propagação do novo coronavírus.

Entretanto, um proprietário de uma empresa de despachante de veículos, que usa os serviços do Detran com frequência denunciou ao Conexão Tocantins uma situação que, segundo ele, tem sido frequente no órgão. Ele relata que sempre que precisou dos serviços do Detran tentou agendamento pelo telefone, mas as ligações não são atendidas, forçando-o a ir pessoalmente ao órgão para tentar ser atendido.

De acordo com o despachante, o problema acontece também com outras pessoas, de forma que, tanto a sede, quanto às ciretrans tendem a ficar lotadas. “Devido os usuários, auto-escolas e despachantes não conseguirem agendar atendimento, vão todos ao Detran, e assim se formam aglomerações. O Detran também não disponibiliza álcool em gel para usuários e nem mesmo para seus servidores”, relatou.

Respostas

A reportagem do Conexão Tocantins questionou o órgão a respeito da denúncia. Em resposta, o Detran não reconheceu a deficiência no sistema de agendamento, alegando que atendeu mais de 14 mil usuários em Maio deste ano e mais de 13,5 mil em junho, sendo uma média de 500 agendamentos em que as pessoas não compareceram em cada mês.

Segundo o órgão, o call center foi montado em somente dois dias no início de março deste ano e “tem servidores experientes, que também acabam tirando dúvidas dos usuários que ligam para o serviço”, afirmou o órgão. Entretanto, o atendimento por telefone seria feito apenas por estagiários. “Fiquei sabendo pelos próprios servidores do Detran que somente 5 estagiários são responsáveis por fazer esse atendimento por call center no estado inteiro: Sede e Ciretrans dos municípios. Um total descaso com a população”, relatou o despachante.

Servidores contaminados

“O Detran também não disponibiliza álcool em gel para usuários e nem mesmo para seus servidores. Fiquei sabendo também que muitos servidores do Detran já tiveram covid-19 e suas chefias imediatas não querem dispensá-los ou querem cortar ponto”, continuou.

Sobre isso, o Detran informou que os servidores foram orientados sobre os sintomas, e que avisem aos superiores caso estejam sob suspeita de contrair o coronavírus. “Quando há uma suspeita o servidor é afastado para que fique em isolamento e que busque testagem a fim de confirmar ou não que tenha contraído a doença. Já houve casos de fechamento total por vários dias de agências do Detran no interior por causa da testagem positiva de funcionários. Nestes casos ocorre também a desinfecção destes locais”, afirmou.

Proteção

Ainda de acordo com o órgão, é realizado um atendimento a cada 30 minutos por guichê, tempo que permite a higienização da bancada, cadeiras e equipamentos a cada pessoa atendida; as salas de espera foram transferidas para o pátio, evitando locais fechados e proximidade entre as pessoas. O Detran também garantiu que são disponibilizados frascos de álcool em gel 70% a cada guichê, máscaras de proteção facial e até protetores faciais de acrílico para servidores do atendimento e da fiscalização. “Em todos os locais de atendimento presencial há monitoramento para evitar aglomerações, com orientação para distanciamento quando há formação de filas e espaçamento entre usuários para que não fiquem lado a lado”, encerrou.

O atendimento no Detran deve ser agendado pelo telefone 0800 649 0154.