Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Felix Carneiro

Foto: Felix Carneiro

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO) implantou o agendamento on-line de atendimentos presenciais. O calendário de atendimentos a partir do dia 1º de setembro, já está disponível para realização de agendamentos na sede do Detran-TO, postos de atendimentos e Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran). No site oficial do órgão está disponível o acesso à plataforma virtual.

Desde o inicio da pandemia da covid-19, o Detran-TO criou um call center para realizar o agendamento de atendimentos presenciais, com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas no órgão e para garantir a segurança dos servidores estaduais e dos usuários. 

O Call Center funciona por meio do telefone 0800 649 0154, que recebe a demanda de todo os Estado. Em razão de um alto número de procura houve uma sobrecarga na linha telefônica. Para solucionar isso, o Detran-TO em parceria com a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Tocantins (ATI) desenvolveu o Sistema de Gestão de Atendimento (SGA), que funciona num formato totalmente on-line. 

Com isso, cada cidadão que precisar ser atendido presencialmente, pode acessar o site Detran-TO (detran.to.gov.br) e em posse de dados pessoais agendar seu atendimento para um dia e horário específico na unidade de sua preferência.

O SGA também estará disponível no site da Secretaria de Estado da Administração (Secad). O Call Center continuará funcionando para prestar assistência aos usuários que possuírem dúvidas. Pensando naqueles que não possuem acesso à internet, ou não estão familiarizados serviços on-line, o Detran-TO vai continuar disponibilizando o call center para o agendamento de atendimentos por meio do 0800 649 0154.

Visando evitar aglomerações, o Detran-TO orienta a todos que procurem os postos de atendimento somente em caso de extrema necessidade. Existem canais de atendimento digitais para que os usuários emitam boletos. Acesse o site www.detran.to.gov.br antes de ir ao órgão e verifique se o seu serviço pode ser realizado ou iniciado através deste canal, assim, você irá reduzir o seu tempo de permanência nas dependências do Detran-TO.

Horários disponíveis para atendimento

Na sede do Detran-TO em Palmas e no Posto de Atendimento de Taquaralto, o horário de atendimento presencial é das 8h às 18h. Nas Ciretrans do interior do Estado, o horário de funcionamento é das 8h às 14h, com exceção na cidade de Figueirópolis, cujo horário de atendimento é das 12h às 18h.