Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Além de prejuízos à saúde, as queimadas prejudicam o solo, o ar, vegetação, entre outros fatores ambientais. O que muita gente não sabe é que em alguns locais urbanos, em especial aqueles próximos de algum tipo de vegetação, é comum a presença de animais peçonhentos, como cobras, lagartos, escorpiões e outros. Com as chamas, eles buscam refúgio dentro de casas, lojas, que são locais mais próximos para se abrigarem.

Foi o caso da casa da professora Rosilda Barbosa de França, moradora do Setor Vila Bragantina. “Era noite quando estávamos sentados na área de casa e percebi a cobra se rastejando bem rápido em direção aos meus pés, o susto foi enorme porque não sabia se era venenosa ou não”, contou a moradora, acrescentando que, no dia anterior, um fogo destruiu a vegetação de uma área próximo à casa dela.

Recentemente, uma cobra foi fotografada na região da Via Lago. Moradores do Jardim dos Ipês, Morada do Sol e outros bairros da cidade também já receberam a visita de animais peçonhentos.  

Cuidados 

Para evitar que entrem nas residências, as pessoas devem fechar possíveis espaços que permitam a passagem dos animais. Protetores de porta são opções. Além disso, se a casa for muito próxima de áreas verdes, é importante observar bem os cômodos e não colocar a mão em locais ou objetos que não possa ver o que tem dentro. 

Uma sugestão também é evitar deixar pedaços de madeira, piso e outros materiais acumulados no quintal ou em locais que possam ser acessados pelos animais. 

“Nós orientamos que o morador que se deparar com animais peçonhentos dentro da residência, não mexa e deixe as crianças e os animais de estimação distantes e acione imediatamente a Polícia Militar Ambiental, pelo telefone (63) 3414 4874. Já no caso de flagrante de queimada, pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente do Município”, informou o superintendente municipal do Meio Ambiente, Orialle Barbosa.

Crime ambiental

A Secretaria do Meio Ambiente do Município continua recebendo denúncias e fiscalizando a ocorrência de queimadas irregulares em Araguaína. Com o período de estiagem, muitas pessoas se utilizam do fogo para limpar terrenos baldios ou até para a queima do lixo, o que é crime ambiental. Segundo dados atualizados, a secretaria recebe uma média de três denúncias por dia de pessoas ateando fogo na zona urbana da cidade. 

“Seguimos com o trabalho de fiscalização, destacando que a pessoa que for flagrada colocando fogo para dar fim a qualquer tipo de material pode receber multa e responder por crime ambiental”, explicou o superintendente. 

Com base na Lei Municipal n° 3.100/19, e lei Federal 9605/98, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por meio do telefone (63) 99944 7878 e 99976-7337, recebe, fiscaliza e aplica as penalidades a quem for flagrado provocando queimada.  

A legislação proíbe as queimadas nas vias públicas e imóveis urbanos, públicos ou particulares, em Araguaína. A proibição se estende também à queimada em terrenos marginais de rodovias, de rios, de lagos ou de matas de quaisquer espécies.

Estão passíveis de penalidade: a queima de mato ou vegetação para fins de limpeza de terrenos a céu aberto ou de áreas livres localizadas em imóveis edificados; a queima, ao ar livre, de papel, papelão, madeiras, mobílias, galhos, folhas, lixo, entulhos e outros resíduos sólidos; a queima, ao ar livre, de pneus, borrachas, plásticos, resíduos industriais ou outros materiais combustíveis assemelhados, sólidos ou líquidos.