Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Araguaína ainda tem 7 leitos de UTI disponíveis

Araguaína ainda tem 7 leitos de UTI disponíveis Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Araguaína ainda tem 7 leitos de UTI disponíveis Araguaína ainda tem 7 leitos de UTI disponíveis

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES) afirma que a oferta de leitos para tratamento de pacientes com covid-19 não está em colapso. Nesta quarta-feira, 29, circularam informações - principalmente em áudios que supostamente seriam de profissionais que trabalham dentro do Hospital Geral de Palmas (HGP) - de que não haveria mais leitos para tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

Não foi possível confirmar a autenticidade dos áudios, mas em consulta ao portal Integra Saúde, da SES, verifica-se que o HGP, maior hospital do Estado e referência no Tocantins, está com uma taxa de ocupação de leitos de UTI covid-19 de 85%; dos 20 leitos deste tipo disponíveis, apenas 3 ainda estão vagos.

Com relação aos leitos clínicos covid-19, apenas 2 ainda estão vagos com taxa de ocupação, neste caso, de 90%.

Com os leitos quase todos ocupados no HGP, a Secretaria de Saúde informou que em caso de uma unidade ter todos os leitos preenchidos, os pacientes são referenciados para outros hospitais que compõem a rede pública ou para os hospitais da rede privada que possuem leitos contratualizados e habilitados no Ministério da Saúde que já estejam aptos para o atendimento de pacientes regulados pelo Estado.

Ainda de acordo com o Integra Saúde, as taxas de ocupação de leitos de UTI covid-19 em Gurupi e Araguaína são de 80% e 59%, respectivamente. Enquanto Araguaína ainda tem 7 leitos de UTI disponíveis, Gurupi tem apenas 2.

No geral, em todo o Estado, dos 203 leitos clínicos disponíveis para o tratamento da doença, 86 estão ocupados (42%); já os leitos de UTI, 35 dos 47 disponíveis estão ocupados (74%). Os dados foram atualizados às 18h desta quarta-feira, 29. “A SES destaca que desde o início do enfrentamento, as áreas técnicas vêm atuando de forma a ampliar a contratação de leitos para atendimento, para que nenhum tocantinense tenha seu atendimento negado. Até que a pandemia tenha passado, o esforço continuará a ser empregado, de acordo com os protocolos que podem ser adotados pela gestão”, afirmou a secretaria em nota.

Palmas

O Conexão Tocantins também questionou a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) a respeito da taxa de ocupação de leitos na capital. A consulta foi feita ainda ontem – terça-feira, dia 28. A pasta orientou que se consultasse o boletim epidemiológico. “Os dados publicados no Boletim Epidemiológico da Capital são referentes ao dia anterior. Portanto, as informações atualizadas sobre a taxa de ocupação dos leitos no dia 28, terça-feira, serão divulgadas no Boletim desta quarta-feira, dia 29”, informou em nota.

Entretanto, os dados referentes à taxa de ocupação de leitos, casos notificados e outras informações não haviam sido atualizadas até as 20h desta quarta-feira.

No portal coronavirus.palmas.to.gov.br ainda constam informações referentes à última segunda-feira, 27, com 84,40% de leitos UTI covid-19 ocupados. A taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 65,40%.