Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Wilson Rodrigues O Termo de Doação foi assinado pelo secretário Thiago Dourado na presença da diretoria do Ruraltins O Termo de Doação foi assinado pelo secretário Thiago Dourado na presença da diretoria do Ruraltins

Um patrimônio de mais de meio milhão de reais em veículos, aparelhos de ar-condicionado, impressoras, equipamentos de informática e móveis será entregue à extensão rural tocantinense para ampliação da infraestrutura e qualificação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no Tocantins. A ação compõe o Termo de Doação celebrado entre o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e a União, por meio da Superintendência Federal da Agricultura no Tocantins (SFA/TO).

O termo foi assinado nessa terça-feira, 5, pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e presidente do Ruraltins, Thiago Dourado, na presença do vice-presidente José Anibal Lamattina; e dos diretores do órgão, Empreendedorismo Rural, Kin Gomides; Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Vaz; e de Administração e Finanças, Willamy Francisco Pereira .

Conforme Thiago Dourado, a doação é fruto de uma soma de esforços iniciada há mais de um ano, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para que as comunidades rurais, muitas vezes de difícil acesso, possam ter melhorias nas condições de atendimento.

“Somos muitos agradecidos ao Mapa, em nome da ministra Tereza Cristina, por esse Termo de Doação. Em sua gestão, a ministra vem adotando uma política muito forte de valorização e fortalecimento da Ater [Assistência Técnica Rural] Pública, em todo país. O Governo do Estado, por meio do Ruraltins, é parceiro e vem desenvolvendo vários convênios com o Mapa. Essa ação chega para potencializar o atendimento, bem como melhorar a estrutura do órgão, neste momento de escassez de recursos públicos. Só temos a agradecer pelo patrimônio doado, que vai melhorar muito a execução das atividades do Ruraltins”, avaliou o gestor.

O patrimônio repassado, composto por 108 itens no valor total de R$ 523.148, será entregue aos escritórios regionais do Ruraltins que, anualmente, atendem mais de 20 mil agricultores nos 139 municípios do Estado.