Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Adapec mantém o controle da doença no rebanho de bovideos do Estado

Adapec mantém o controle da doença no rebanho de bovideos do Estado Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda Adapec mantém o controle da doença no rebanho de bovideos do Estado Adapec mantém o controle da doença no rebanho de bovideos do Estado

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), alerta os produtores rurais para ficarem atentos ao prazo final para a declaração da primeira etapa de vacinação contra a brucelose que encerrará no próximo dia 10 de agosto.

Para fazer a declaração, o produtor rural deve apresentar junto ao órgão, a nota fiscal da vacina e o atestado de vacinação. “Vale ressaltar que a vacinação contra a brucelose e sua declaração, é obrigatória, por isso, o produtor que deixou de vacinar as bezerras na idade vacinal de 3 a 8 meses, no primeiro semestre, pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado e terá que realizar a vacinação. Já a multa por não declarar a vacinação no prazo estipulado é de R$ 127,69. Além disso, a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização,” explicou a responsável técnica pelo Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Carolina Silveira.

O prazo da vacinação encerrou no dia 30 de junho e comprovação que encerraria no dia 10 de julho  foi prorrogado pela Adapec até 10 de agosto, em virtude da pandemia da covid-19, como medida para evitar aglomerações de pessoas nos escritórios de atendimento da Agência.