Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A secretária municipal de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, divulgou nota oficial a respeito da situação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital. O posicionamento veio após um áudio gravado pelo médico Volnei Pimenta, que atua na UPA Sul, ser compartilhado em redes sociais.

No áudio, Pimenta denuncia a falta de medicamentos, testes e condições adequadas de atendimento para pacientes de covid-19 na unidade. “Aqui não tem medicação, não tem medicação para nada. Os pacientes de observação da ala de covid estão recebendo dipirona, apenas dipirona e oxigênio. O oxigênio acaba, põe outro, esperando medicação”, relata o médico.

Segundo a secretária de saúde, a falta de remédios ocorre porque “a demanda por medicamentos aumentou vertiginosamente, bem como os preços dos mesmos devido a toda crise provocada pela pandemia, o que tem gerado uma desistência de fornecedores da licitação em vigência”, justifica Paranaguá, que ressalta ainda que “todos os esforços já estão sendo realizados para a devida normalização”.

Ainda no áudio, o médico diz que também faltam testes para diagnóstico da covid-19. “Não tem teste. O teste parece que ia chegar hoje. Aqui tá difícil trabalhar”, denuncia. Segundo a Semus, a falta de testes do tipo RT-PCR se deve à diminuição da oferta desse tipo de teste pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). “No entanto, a Semus ampliou a sua capacidade de testagem e de processamento no Laboratório Municipal de Palmas com a aquisição de cerca de 28 mil testes (rápidos e sorológicos). Além disso, a pasta está em fase de aquisição de mais 20 mil testes para ampliar ainda mais essa oferta”, informou a Semus.

O médico que fez a denúncia também relatou que comunicou a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) a respeito da situação da UPA e que nenhuma providência tem sido tomada, segundo ele. “Paciente vai começar a morrer aqui e eu peço até socorro, se de repente alguém tiver a chance de ajudar aí… porque tá difícil, tá difícil. A responsabilidade não é dos médicos. Os médicos estão aqui, estão adoecendo”, alerta.

Valéria Paranaguá, que tomou posse na Semus no início desta semana, comunicou que está se informando a cerca do atual cenário da rede pública de saúde da capital e que a prioridade são as UPAs que, segundo ela, estão com demanda acima da capacidade no momento.

Confira abaixo a nota de resposta da secretária na íntegra.